Prefeitura de Linhares elabora Plano de Desenvolvimento Institucional para nortear as ações das escolas durante 5 anos

A Secretaria Municipal de Educação de Linhares está fomentando a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das instituições de ensino municipais. Diretores e pedagogos têm se reunido para organizar o documento que vai conter a proposta político pedagógica, o plano de metas e de sustentabilidade para nortear as ações das escolas por um período de 5 anos. Em Linhares, esse movimento está programado para acontecer em oito encontros e está em estágio avançado de execução.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, disse que o PDI comprova a viabilidade e a segurança tanto nos aspectos arquitetônicos, de salubridade e de periculosidade das instalações físicas e estruturais das instituições de ensino. “O plano trata ainda da qualidade e da disposição das instalações; da capacidade dos ambientes para atendimento aos estudantes; dos equipamentos de apoio aos trabalhos pedagógicos como bibliotecas e as quadras poliesportivas; espaços adequados para a preparação e armazenagem dos alimentos, todos eles atendendo às exigências de nutrição, saúde, higiene e segurança, de acordo com cada especificidade. Como parte desse documento está também a implementação do Currículo do Estado do Espírito Santo, cuja adequação e reelaboração deve ser efetivada este ano”, disse.

A secretária explicou que após discussões em todo o país, o Brasil aprovou em dezembro de 2017 a primeira Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conduzindo os sistemas de ensino estaduais, municipais e privados à construção de novos currículos. “Considerando as diferentes realidades sociais, culturais, econômicas e políticas, é hora das redes municipais tornarem este currículo mais próximo da realidade e mais procedimental para que, dentro de contexto regional, possa apontar caminhos metodológicos, colaborando com o professor na hora dos planejamentos”, completou Maria Olímpia.

“A rede municipal de ensino de Linhares está escrevendo suas Orientações Curriculares, por meio de uma equipe formada por professores e pedagogos, que atuam nas escolas municipais. Ao mesmo tempo, coordenará um processo formativo envolvendo todos os profissionais que atuam na área pedagógica, para que em 2020 toda a rede esteja preparada para a implantação do novo currículo para avançarmos ainda mais no processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos”, disse o prefeito Guerino Zanon.

Os encontros são orientados pela equipe de Inspeção da Secretaria Municipal de Educação que é responsável pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e pelo Programa de Avaliação Institucional e Regimento Escolar (PAI). Também foi formada uma Equipe de Currículo, que é temporária e se propõe a finalizar a Proposta Curricular até dezembro deste ano.