Linhares é o município do Espírito Santo que mais gerou vagas de empregos formais em 2019

Em meio à crise econômica que o país atravessa, Linhares vem se destacando no cenário capixaba na atração de investimentos e geração de empregos. Este ano, o município foi o que mais gerou vagas de empregos formais no Espírito Santo, registrando 2.519 novas oportunidades. O número representa quase o dobro do saldo totalizado em 2018, quando conquistou a 5ª posição no ranking das cidades capixabas que mais ofertou vagas. Os dados foram revelados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED/MTE).

O grande destaque na geração de empregos durante este ano foram os seguintes setores: agropecuário, indústria de transformação, serviços e construção civil.  Em abril, Linhares fechou o mês com um saldo de 1.014 vagas, liderando a geração de empregos no estado, o que representa quase 40% dos postos de trabalho ofertados entre os 78 municípios capixabas neste período.

Para o prefeito, Guerino Zanon, esse resultado é fruto de uma gestão eficiente dos recursos públicos, investimento em políticas sociais e desenvolvimento humano, além de melhorias na infraestrutura da cidade. “O município vem atraindo investimentos em virtude de bons indicadores, sustentabilidade ambiental e a própria ampliação de investimentos em infraestrutura, com obras bem planejadas, ampliação de serviços na área da saúde e educação. Esses são fatores importantes para criação de um ambiente favorável para promover o desenvolvimento econômico. As mudanças que temos provocado na cidade têm sido primordial para dinamizar a economia e melhorar o ambiente de negócios, permitindo novas oportunidades à nossa população”, destacou o prefeito.

Mais investimentos

Este ano, o Grupo FIMAG, terceira maior empresa fabricante de equipamentos para beneficiamento de grãos da América Latina, escolheu Linhares para expandir seus negócios. O grupo investe na sua segunda filial, e a estimativa é gerar no início da operação 160 empregos diretos e indiretos, podendo chegar na fase de estabilização a 300 empregos. A previsão é de que as obras tenham início no mês de março deste ano.

A Unidade de Reposição de Peças da Randon Implementos, a primeira das empresas anunciadas pelo prefeito Guerino Zanon, também se instalou recentemente no município. Batizada como Apolo 1, é voltada a peças para equipamentos de transporte de carga e inicia com uma base para ampliar o suporte à rede de distribuidores no Brasil e exterior e capacidade de absorver futuras ampliações. O investimento já gerou 10 empregos diretos e outros 20 indiretos em áreas como segurança, alimentação e logística. Para os próximos anos, considerando o crescente nível de automatização e sistemas, cerca de 30 a 40 novos funcionários diretos deverão ser integrados ao processo.

A Café Cacique, de Londrina (PR), já anunciou que também irá estabelecer em Linhares uma fábrica completa de café instantâneo. A expectativa é de geração de 800 empregos, entre diretos e indiretos. Outro empreendimento que vai ser instalar em Linhares, e que já está em construção, é o hospital particular do Grupo Linhares Medical Center. A obra da unidade hospitalar envolverá diversos setores da economia e empregará em torno de 200 trabalhadores diretos, durante período de construção, e na fase de funcionamento em torno de 750 funcionários das mais diversas áreas e corpo clínico médico com mais de 100 profissionais de várias especialidades.