Acordo de cooperação técnica entre Prefeitura e Ifes vai fortalecer ações de balneabilidade

As ações realizadas pela secretaria municipal de Meio Ambiente ganharam um reforço importante nesta terça-feira, 02, com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica de Balneabilidade com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Linhares. O documento foi assinado entre secretário municipal da pasta, Fabrício Borghi Folli, e a diretora geral do Ifes Linhares, Sandra Bassani.

O convênio – assinado também pela bióloga e coordenadora do Programa de Balneabilidade, Paula Durão Gama Garcia -, terá vigência de um ano e terá a participação dos alunos do ensino médio integrado, a partir da data de sua assinatura, e não possui natureza financeira, e, inicialmente vai monitorar a qualidade da água das lagoas Juparanã e Nova nas áreas de uso recreativo de contato primário.

O Acordo de Cooperação Técnica visa à realização de estudos, troca de informações e disponibilização de recursos humanos, materiais e tecnológicos para o fortalecimento e o alinhamento de procedimentos técnicos e operacionais no monitoramento da qualidade da água nas duas lagoas.

A secretaria municipal de Meio Ambiente deverá fornecer a coleta de amostras de água semanalmente nos pontos definidos no projeto de pesquisa, dentro do cronograma proposto. Além disso, as equipes ficam responsáveis por identificar e acondicionar as amostras coletadas em frascos de polipropileno ou de vidro previamente tratados e fornecidos pelo Ifes e encaminhar as amostras coletadas ao Laboratório de Química/Biologia do instituto, com sede no bairro Aviso, ara que os alunos realizem as análises físico-químicos e microbiológicos.

“O projeto é estratégico e uma importante contribuição de incentivo à educação e a pesquisa alinhadas às ações de sustentabilidade que são implementadas em Linhares. Os alunos passarão ser multiplicadores destas informações tão fundamentais para o meio ambiente e para os cidadãos enquanto frequentadores das duas lagoas”, pontuou o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli. 

A diretora geral do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes campus Linhares, Sandra Bassani, destacou a importância do acordo de cooperação. “Como o próprio nome já diz é uma parceria que garante benefícios para todos. Para os alunos a execução de ações práticas tem efeito muito positivo, pois desde cedo se engajam com projetos científicos e pesquisas. Já para a Prefeitura, é uma forma de oferecer dados confiáveis para a população”, destacou.

“Além de incentivar a iniciação cientifica para os jovens, é uma forma de eles presenciarem, com testes, a eficácia do monitoramento da balneabilidade, além da qualidade hídrica e ambiental do município”, disse a Bióloga e Coordenadora do Programa de Balneabilidade, Paula Durão Gama Garcia.

“Vejo como o ponto mais importante desse acordo a troca de informações que será possibilitada. Poderemos utilizar toda a estrutura que o Ifes Campus Linhares possui e todos os estudantes que ela vai mobilizar em torno de uma ação tão importante que é o monitoramento de duas das mais importantes lagoas de Linhares, a Juparanã, que á a maior em volume de água doce do Brasil, e a Nova, que é o ponto de captação alternativo para abastecer a sede do município”, destacou o prefeito Guerino Zanon.