Secretário de Agricultura acompanha comitiva estadual em visita técnica para avaliar áreas produtoras de cacau em Linhares

O secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, acompanhou na quinta-feira (30), a visita técnica do subsecretário de Estado de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável, Michel Tesch Simon, a três propriedades produtoras de cacau no município. A visita, acompanhada do diretor técnico do Incaper, Nilson Araújo, pelo chefe da Ceplac no Espírito Santo, Carlos Alberto Spaggiari, Souza, técnicos do Idaf e do presidente da Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (Acau), Mauro Rossoni Júnior, teve por objetivo avaliar a situação do cacau em áreas de sistemas agroflorestais, conhecidas como cabruca, composta em sua maioria por agricultores familiares.

“Foi um momento para a equipe técnica do Governo do Estado entender os desafios do cacau no nosso município e avaliar, principalmente as normativas de manejo florestal, de modo que a proteção ambiental esteja associada ao desenvolvimento da produção cacaueira. Em 2017, houve uma instrução normativa que agora será aprimorada com novos estudos sobre a legislação atual para promoção de melhorias no cenário do cacau linharense”, explicou Fiorot.

Edital de distribuição de mudas

A Prefeitura de Linhares encerrou na sexta-feira (28) o processo seletivo para distribuição de 30 mil mudas de cacau que contou com 115 produtores inscritos. Agora, começa a fase de avaliação de documentos, seguida da visita in loco às propriedades para avaliação dos requisitos exigidos no edital. A muda custará ao produtor subsidiado o valor de R$ 1,60, sendo que no mercado, o preço de uma muda de cacau custa mais de R$ 5. O valor será destinado direto ao Fundo de Apoio a Cacauicultura de Linhares para investimentos no setor.

A ação faz parte do Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares, da Secretaria Municipal de Agricultura. Os produtores selecionados vão receber assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Em breve será lançado um novo edital com mais 30 mil mudas que serão adquiridas de viveiros credenciados.