Projeto Café e Cultura é lançado em Humaitá com diversos serviços ofertados à comunidade

Uma tarde de muita informação, alegria, receitas deliciosas e integração entre as comunidades produtoras de café em Linhares marcou o lançamento do Projeto Café e Cultura na sexta-feira (28), em Humaitá. Na próxima sexta-feira (5) é a vez da comunidade de Bagueira receber o projeto, ao lado do campo de futebol, a partir das 13h. A ação faz parte do Programa Municipal de Qualidade de Café Conilon, da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares.

O vice-presidente da Associação de Moradores de Humaitá, Joziel Bomfim Leite, disse que a comunidade ficou feliz em receber o projeto que percorrerá outras cinco localidades no município. “Os assuntos ministrados nas palestras proporcionam mais conhecimento aos produtores, contribuindo no aprendizado e melhoria para a eficácia da produção de café, além de benefícios para o meio ambiente e para o produtor, quando é feito o descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos. Os atendimentos do Naps e também o social foram ações importantes, assim como a oportunidade das famílias venderem os produtos caseiros feitos na própria comunidade”.

Os assuntos abordados nas palestras que o vice-presidente se referiu foram a “Qualidade do café para melhorar rendimento e agregar valor”, ministrada pelo engenheiro agrônomo e diretor de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon, e também “Devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas”, conduzida pela chefe da Divisão de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais de Linhares, Aline Fernandes de Jesus.

“Essa ação foi uma oportunidade de explorar a cultura da nossa comunidade que é o café e trazer para perto da comunidade ações de saúde e assistência, que são muito importantes. Espero que esse seja um projeto permanente. Parabéns pela iniciativa”, disse a moradora Gabriela Silva Naide Bernardo, nascida e criada em Humaitá.

Os serviços que a Secretaria Municipal de Saúde ofertou no ônibus do Naps na ocasião foram os testes de glicemia, aferição de pressão, testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e sífilis, teste de Índice de Massa Corporal (IMC), que avalia o peso ideal da pessoa, e as orientações nutricionais. Já a Secretaria Municipal de Assistência Social desenvolveu oficinas de artesanato, realizou o cadastramento e atualização do Bolsa Família, CadUnico, além do atendimento com pedagogos, psicólogos e assistente social e lazer para crianças. Duas receitas, o bolo de café e o café cremoso chamaram a atenção durante a aula show “Culinária com café”.

“Esse projeto é uma forma de aproximar o poder público das comunidades, ofertando nossos serviços e entendendo como podemos avançar na produção com mais qualidade. O café hoje é o cultivo predominante na agricultura familiar e estamos investindo em ações que permitam o fortalecimento do setor por meio do Programa Linhares Coffee e vamos avançar ainda mais”, disse o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destacou: “Linhares é o maior produtor de café Conilon do estado, o 4º maior do país e representa hoje 27% do PIB agropecuário do município e a busca por uma produção com mais qualidade e melhores meios de comercialização são prioridades da nossa gestão. Estamos focados em desenvolver ações eficazes para fortalecer o setor agrícola. O projeto Café e Cultura faz parte dessas ações importantes e que veio para ficar”, frisou.

O projeto conta com apoio das secretarias municipais de Cultura, Turismo e Esporte e Lazer, Secretaria de Saúde, Assistência Social e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, e parceria da Syngenta, Sebrae, Sicoob, Fimag, Nescafé, Casa do Adubo e Incaper. Secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Bonomo, e os vereadores Joel Celestrine, Tobias Cometti, Gelson Suave, Tarcísio Silva e Jean Menezes estiveram presentes no evento.

Confira a programação:

13h às 17h – Atendimento do Naps / Espaço de lazer para crianças e oficinas de artesanato;

15h30 – Palestra “Qualidade do café para melhorar rendimento e agregar valor”;

16h30 – Palestra “Devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas”;

16h50 – Aula Show – Culinária com café;

17h30 – Feira de produtos regionais e atrações musicais.

Confira as datas e locais dos próximos encontros:

– 05/07 – Bagueira – Ao lado do campo de futebol

– 19/07 – Japira – Quadra de Esportes

– 09/08 – Desengano – Quadra de Esportes

– 30/08 – Baixo Quartel – Quadra de Esportes

– 13/09 – Farias/Guaxe – Quadra de Esportes

– 20/09 – São Rafael – Associação ao lado do campo