Prefeitura realiza mutirão de combate a dengue no balneário de Regência

O balneário de Regência recebeu neste sábado (29) um mutirão de combate a dengue, promovido pela Vigilância em Saúde, da secretaria Municipal de Saúde. O trabalho, para intensificar as ações de combate ao mosquito da dengue, zika, Chikungunya e febre amarela urbana, contou com a participação de estudantes e da comunidade local.  Regência registra neste ano 14 casos notificados e seis confirmados de dengue.  Os agentes de combate a endemias percorreram as residências do balneário, onde se concentra hoje o maior foco do Aedes Aegypti, realizando a eliminação de possíveis focos e, também, a conscientização dos moradores. Enquanto isso a comunidade se empenhou num mutirão de limpeza pelas ruas e lotes baldios do local.

“A participação de tantas crianças e dos moradores foi fundamental. Quando a comunidade abraça a causa conosco o resultado é muito positivo. Realizamos esta ação para reforçar o combate ao mosquito e também levar orientações aos moradores. Conseguimos eliminar muitos criadouros por todo balneário. Estão todos de parabéns pela ação que realizamos. A dengue combatemos em conjunto”, ressaltou a supervisora geral de Combate às Endemias, Luzinete Urbano da Silva.

Luzinete destacou ainda. “É importante observar se a caixa d’água, vasos sanitários e ralos estão vedados – o ideal é com sacola plástica – e tomar muito cuidado com o recipiente que fica na parte de trás da geladeira. É preciso ainda recolher tudo que pode servir de criadouro do mosquito, não deixar lixo exposto ou resto de material de construção nos quintais”, alerta.

Para mais informações é só ligar para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que fica no bairro Três Barras, no telefone (27) 3371-4098 ou 98132-0157.

Dicas para combatermos o mosquito:

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’ água) e mantenha-os sempre limpos.

– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.