Programa Municipal de Fruticultura de Linhares é apresentado em Itamaraju na Bahia

O secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, participou da Expo João 2019, em Itamaraju na Bahia, ministrando na sexta-feira (21) uma palestra técnica sobre o Programa Municipal de Fruticultura que está em fase final de elaboração e será implantado em breve. O convite veio da Prefeitura de Itamaraju e do Sindicato Rural local, que solicitou também que fossem abordadas as ações que vêm sendo realizadas em Linhares, dentro do Plano Agro, como o Programa de Conservação de Água e Solo e valorização da Agricultura Familiar.

“O município de Itamaraju pretende adotar ações semelhantes para a fruticultura na região, por isso reuniu produtores rurais e representantes de instituições ligadas ao setor para conhecer toda metodologia que vem sendo aplicada no município de Linhares para implantarmos o Programa Municipal de Fruticultura até o fim do ano”, ressaltou.

Programa Municipal de Fruticultura

Já foram definidos os cinco polos de frutas que serão implantados em Linhares e que envolverá em média 60 produtores. São os pólos: Distrito Farias, com a produção de cajá manga anão; o plantio de uva no Polo Alto São Rafael, que contempla regiões como Santa Cruz, São João de terra Alta, São Vicente e São Judas; Baixo São Rafael, com produtores de localidades como Japira, Córrego Dr. Jones, Santa Rosa, Humaitá e Bagueira, com a introdução da goiaba; BR 101 Sul, compreendendo os distritos de Quartel e Desengano, com o cultivo de limão; e o Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), com a produção de açaí. A implantação das lavouras está prevista para iniciar até o fim deste ano.

A área a ser cultivada é de até 10 hectares por polo, dividida entre os produtores participantes que ainda estão no processo de adesão ao programa. As definições dos polos e as frutas a serem cultivadas foram baseadas nos estudos técnicos que estão sendo realizados pela empresa de consultoria contratada para a elaboração do programa que identificou, baseado nas características agronômicas de solo e clima, quais frutas são propícias para cada região.