Prefeitura lança projeto Café e Cultura para ampliar importância do fruto nas comunidades do interior

Para incentivar a produção de café Conilon com mais qualidade e promover a cultura e integração das comunidades produtoras em Linhares, será desenvolvido o “Projeto Café e Cultura” em sete localidades do interior. O primeiro encontro acontece nesta sexta-feira (28), em Humaitá, ao lado do campo de futebol, a partir das 13 horas. A programação envolve uma série de ações e faz parte do Programa Municipal de Qualidade de Café Conilon, da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares.

Quem passar pela comunidade nos dias de evento terá acesso a atendimentos em saúde pelo ônibus do Naps, com teste de glicemia, aferição de pressão, testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e sífilis, teste de Índice de Massa Corporal (IMC), que avalia o peso ideal da pessoa, e receberá orientação nutricional. Terá também serviços como oficinas de artesanato, cadastramento e atualização do Bolsa Família, CadUnico, atendimento com pedagogos, psicólogos e assistente social, oficinas de artesanato e lazer para crianças, como algodão doce e pula-pula, pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os produtores também poderão assistir a duas palestras: uma sobre “Qualidade do café para melhorar rendimento e agregar valor”, que será ministrada pelo engenheiro agrônomo e diretor de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon; e outra sobre “Devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas”, conduzida pela chefe da Divisão de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais de Linhares, Aline Fernandes de Jesus.

O secretário da pasta, Franco Fiorot, informou a importância deste evento para o município. “A produção de café é a atividade predominante na agricultura familiar em Linhares. Esse projeto vem justamente para avançarmos no quesito produção com qualidade, visando agregar valor e promover a integração cultural com a parte gastronômica e musical, valorizando as famílias e todos os aspectos que envolvem a cafeicultura”, frisou. Na oportunidade, a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura recolherá amostras para o II Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares.

Além disso, haverá aula show “Culinária com café” com receitas utilizando o café como ingrediente principal. A comunidade também vai expor e comercializar seus produtos na “Feira de produtos regionais”, como biscoitos, pães, massas em geral, doces, dentre outros. Para fechar a programação haverá atrações culturais.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destacou que a busca por uma produção com qualidade e melhores meios de comercialização estão entre as prioridades do governo. “Para se produzir com qualidade, desde o início, a nossa equipe vem investindo em ações para o fortalecimento do setor, por meio do Programa Linhares Coffee, que engloba ações como o Concurso de Qualidade do Café Conilon que está com inscrições abertas; treinamentos já realizados sobre técnicas de qualidade; visitas em propriedades referência no estado, patrolamento de estradas, construção e restauração de pontes, além das barragens que estamos construindo e as mais de 2.300 caixas secas já construídas, e dentre tantos outros serviços”, ressaltou o prefeito.

O Projeto Café e Cultura conta com apoio das secretarias municipais de Cultura, Turismo e Esporte e Lazer, Assistência Social e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, e parceria da Syngenta, Sebrae, Sicoob, Fimag, Nescafé, Casa do Adubo e Incaper.

Confira a programação:

13h às 17h – Atendimento do Naps / Espaço de lazer para crianças e oficinas de artesanato;

15h – Palestra “Qualidade do café para melhorar rendimento e agregar valor”;

16h – Palestra “Devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas”;

16h20 – Aula Show – Culinária com café;

17h20 – Feira de produtos regionais;

18h30 – Atrações musicais.

Confira as datas e locais dos próximos encontros:

– 28/06 – Humaitá – Ao lado do campo de futebol

– 05/07 – Bagueira – Ao lado do campo de futebol

– 19/07 – Japira – Quadra de Esportes

– 09/08 – Desengano – Quadra de Esportes

– 30/08 – Baixo Quartel – Quadra de Esportes

– 13/09 – Farias/Guaxe – Quadra de Esportes

– 20/09 – São Rafael – Associação ao lado do campo