Vândalos furtam 75 tapetes de grama das obras de paisagismo de avenida do bairro Aviso

A equipe da secretaria municipal de Obras está na fase final das obras de paisagismo da principal avenida do bairro Aviso, a Filogônio Peixoto, que dá acesso ao balneário Pontal do Ipiranga. Mas, infelizmente, nem bem acabou o canteiro onde a grama da espécie esmeralda está sendo plantada e este já foi alvo de vândalos.  Na manhã desta sexta-feira (14), quando chegaram ao local para a continuidade dos serviços, a equipe da secretaria de Obras – que conduz o projeto de paisagismo – identificou a remoção de vários pedaços de grama plantados no dia anterior. 

A vegetação, plantada em "tapetes", foi aplicada para revestir parte do canteiro central da avenida. Em pelo menos três pontos da avenida os tapetes foram arrancados e levados embora. A metragem furtada gira em torno de 100 m2 e custa aos cofres públicos o valor de R$ 9 o m2. O furto da grama gerou um prejuízo de R$ 1,8 mil (plantio e replantio). A grama furtada já foi substituída pelas equipes da Prefeitura.

A secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social está utilizando uma câmera de segurança da Central de Videomonitoramento instalada na região para tentar identificar os autores do furto. As imagens serão entregues à Polícia Civil para as medidas cabíveis.

A pena para os autores de atos de vandalismo passou de seis meses a um ano de prisão para de um ano a quatro anos de prisão."

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, reforçou o pedido para que a população mantenha a vigilância dos bens públicos. "Os moradores de Linhares precisam nos ajudar a preservar os equipamentos públicos. Esse tipo de vandalismo é inadmissível e tomaremos todas as medidas possíveis para que os bens públicos não sejam danificados, contando sempre com a ajuda da população para preservá-los e denunciar os autores de vandalismo pelos telefones 153 ou 190", pediu o gestor.