Rede municipal de saúde mantém estoque de medicamentos de farmácias em dia

A Secretaria Municipal de Saúde mantém em estoque 99% dos medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais – REMUME garantindo o abastecimento na Farmácia Básica Municipal, farmácias satélites e farmácias da rede de saúde de Linhares. Entre os remédios estão antibióticos, carbonato de cálcio com vitamina D, medicamentos anti-hipertensivos, antidiabéticos, medicamentos de saúde mental e antialérgicos, além de insulina, tiras de detecção de glicose e seringas.

Segundo o secretário de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles, o abastecimento é feito durante todo o ano e planejado para que não haja problemas no fornecimento de medicação à população. "O processo de aquisição e distribuição de medicamentos é dinâmico. Processos são concluídos e os medicamentos são distribuídos de forma que não haja interrupção do abastecimento. Eventuais faltas de medicamentos estão relacionadas à falta de matéria-prima nos laboratórios", explica o secretário.

Ao todo o município conta com seis farmácias municipais, uma central e cinco satélites. "Nossa rede de saúde oferece os medicamentos básicos, preconizados pelo Ministério da Saúde, da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – RENAME e ainda outros medicamentos importantes como o clonazepam, que não está na lista e mesmo assim o município oferece", destaca o diretor de assistência farmacêutica da Prefeitura de Linhares, Tobias Jovita.

Medicamentos essenciais
A Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) de Linhares é composta por 150 medicamentos. São mais de 23 mil receitas atendidas por mês na rede básica de saúde municipal, o que representa atendimento ágil às necessidades médicas da comunidade.

Situações clínicas crônicas
Na rede municipal, destaca-se a oferta de medicamentos para situações clínicas crônicas, como hipertensão arterial sistêmica e cardiopatias. Para diabetes, tem um item a mais do que o obrigatório (Glimepirida 2 mg comprimido). Além desses, há medicação para tratamento clínico do hipertiroidismo (Levotiroxina), depressão (Clonazepam e fluoxetina), entre outros. 

"Precisamos esclarecer que o município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é responsável pela atenção básica à saúde. Já o Estado e o Ministério da Saúde têm suas responsabilidades na disponibilização dos medicamentos conhecidos como estratégicos e especializados ou de alto custo, como são mais conhecidos, que são disponibilizados pela Farmácia Cidadã", ressalta o secretário.