Processo seletivo para distribuição de 30 mil mudas de cacau segue até dia 28 de junho

As inscrições do processo seletivo para distribuição de 30 mil mudas de cacau que custará ao produtor de Linhares R$ 1,60 seguem até o dia 28 de junho. No mercado, o preço de uma muda de cacau custa mais de R$ 5. A ação faz parte do Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares, da Secretaria Municipal de Agricultura. O valor arrecadado será destinado direto ao Fundo de Apoio a Cacauicultura de Linhares para investimentos na retomada da produção de cacau nas áreas afetadas por doenças e estiagem prolongada. Os produtores selecionados vão receber assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).  

As inscrições são realizadas das 8h às 11h e das 13h às 16h na sede da Secretaria Agricultura, localizada na Av. Comendador Rafael, nº 1743, no Centro da cidade. O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, disse que as mudas de cacau são enxertadas em tubetes das variedades PS 1319 e CCN 51 e cada produtor receberá até mil mudas, respeitada sempre a quantidade que a propriedade beneficiada comporta, por meio da entrega de atestado emitido pela Ceplac / Incaper. "Em breve lançaremos mais um novo edital com mais 30 mil mudas que serão adquiridas de viveiros credenciados", frisou.

Para se inscrever, é preciso estar atento a alguns critérios como: comprovar que a propriedade em que pretende plantar as mudas está localizada em áreas de sistemas agroflorestais, conhecidas como cabruca, composta por agricultores familiares; possuir carta de aptidão do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), expedida pelo Incaper, ou outra instituição que tenha autorização para essa expedição; e possuir na propriedade um sistema de irrigação na lavoura, visando assegurar a vitalidade e o pleno desenvolvimento das mudas que serão disponibilizadas, ou, na ausência desse sistema possuir declaração emitida pela Ceplac ou Incaper, atestando a viabilidade técnica do plantio.

O período de análise dos documentos acontecerá entre os dias 1º e 5 de julho e a visita na propriedade para verificar a validade das informações será dos dias 8 a 19 do mesmo mês. Os resultados com as classificações estarão disponíveis no dia 23 de julho, a partir das 13 horas. As mudas serão retiradas no viveiro da Estação Experimental Filogônio Peixoto (ESFIP), pertencente à Ceplac.
Abaixo, é possível acessar o edital completo sobre o processo seletivo para distribuição de mudas:

EDITAL 002-2019 – PROCESSO SELETIVO PARA DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE CACAU