Estudante sugere lei que permite comprar passe escolar de forma fracionada em Linhares

Os estudantes de Linhares que têm direito à "meia passagem" não precisam mais abastecer o cartão do vale transporte integralmente ou esperar 30 dias corridos para reabastecer. Isso foi possível graças à iniciativa do estudante de Direito, Jhonathan dos Santos, de 20 anos, que encaminhou à Câmara Municipal de Linhares uma proposta, transformada em Projeto de Lei, aprovado por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal, e sancionado pelo prefeito Guerino Zanon.

A lei alterou o artigo 3º da Lei Municipal nº 1.059 que agora dispõe sobre a compra fracionada do vale transporte e já foi publicada no Diário Oficial. Os passes escolares já podem ser adquiridos de modo fracionado desde que correspondam a uma recarga referente a 25% do valor total consumido no mês.
 
Jhonathan explicou o motivo que o levou a elaborar a proposta. "Ao invés de ficar parado, reclamando, fui pesquisar na prefeitura sobre a Lei Municipal que tratava do assunto para entender e analisar o que poderia ser mudado.Era um incômodo não só para mim, mas pra todos que não têm condições de pagar o valor integral do vale transporte. Antes da alteração na lei, a opção que tínhamos era fazer a recarga completa do cartão, mas como não era possível pra muita gente, comprávamos uma parte e o jeito era esperar 30 dias corridos para fazer uma nova recarga. Durante esse período, a gente tinha que pagar no dinheiro o valor integral da passagem ou faltar aula", disse o morador do Planalto.
 
Os passes escolares poderão ser adquiridos de modo fracionado, porém o valor, conforme estabelece a lei, não pode ser inferior a 25% do limite máximo estabelecido para cada usuário que é de 50 passes para estudantes de 1º e 2º graus e ensino superior. A aquisição fracionada dos passes escolares não terá ônus para os usuários.
 
O prefeito Guerino Zanon destacou sobre a iniciativa do estudante. "Precisamos de mais iniciativas como a do Jhonathan que vem para ajudar a classe estudantil contemplada com a meia passagem. É necessário que as pessoas estejam sempre atentas às situações do dia a dia para criar propostas que vem ao encontro do que é de direito da população e contribua assim na melhoria da qualidade de vida da coletividade", falou.