Dia do Café: EMEF José Modeneze organiza mostra para destacar a importância na economia de Linhares

Linhares é o maior produtor de café Conilon do Espírito Santo e o 4º maior do Brasil. Para apresentar aos alunos a história e importância desse fruto para a economia do município que representa hoje 27% do PIB agropecuário, a EMEF José Modeneze organizará uma mostra cultural. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 24, quando é celebrado o Dia Nacional do Café, das 8h às 11h30, na sede da escola. Conta com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, da Prefeitura de Linhares, e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

A diretora da escola, Regina Jacobsen, destacou que ideia surgiu após questionamentos nas aulas de Ciências sobre a colheita do café. "Na nossa realidade, muitas famílias na época da colheita trabalham colhendo café. As professoras das séries finais resolveram então explorar o tema. Vamos proporcionar aos alunos conhecer toda a história da introdução do café em nossa região até os dias atuais", disse. Na ocasião, haverá exposição de produtos derivados do café, degustações de produtos que tem o fruto como a matéria-prima, além de palestras com técnicos do Incaper. 

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, lembrou das ações que o município vem desenvolvendo para fortalecer o setor agrícola do município. "A maioria dos produtores do nosso município tem o café como principal atividade agrícola. E, para se produzir com qualidade, desde o início, a nossa equipe vem investindo em ações para fortalecimento do setor por meio do Programa Linhares Coffee, que engloba ações como o Concurso de Qualidade do Café Conilon que está inclusive com inscrições abertas; treinamentos já realizados sobre técnicas de qualidade; visitas em propriedades referência do café no estado, além das barragens que estamos construindo e as 2.300 caixas secas já construídas em Linhares, e dentre outros serviços", frisou.