Infrações ligadas ao comportamento de risco no trânsito lideram balanço de multas em Linhares

A Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, divulga o balanço das multas de trânsito aplicadas no primeiro trimestre de 2019 (janeiro a março), na cidade de Linhares. O levantamento aponta aumento de 44,5% no total de infrações em comparação ao mesmo período de 2018. Em 2019 foram contabilizadas 981multas ante 679 em 2018.
O comparativo revela que o aumento no total de multas foi motivado por infrações como: uso de celular ao volante, estacionamento irregular, dirigir sem cinto de segurança e Deixar de dar Preferência ao pedestre. As multas aplicadas para esses enquadramentos tiveram, em média, aumento de 44,5% e refletem posturas inadequadas no trânsito, que colocam em risco, além da segurança física do próprio condutor, a vida de outros motoristas e pedestres.
A atividade operacional do Departamento Municipal de Trânsito abrange a orientação aos usuários, a operação do trânsito e a fiscalização dos comportamentos inadequados. Nesse contexto, para o diretor de Trânsito da Prefeitura, Douglas Simplício, "a exigência do cumprimento às leis de trânsito é extremamente importante para assegurar condições adequadas de segurança e fluidez no trânsito da cidade". 
"Quem comete uma infração de trânsito na verdade está desrespeitando toda uma coletividade, várias pessoas que se sentem incomodadas com a falta de educação no trânsito. E com as cartas de advertência educativa pretendemos mostrar isso aos motoristas infratores, para que eles não voltem a desrespeitar o trânsito", declara o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones Mattos.
Cidadão pode denunciar via 0800
O Departamento Municipal de Trânsito recebe denúncias, sugestões, reclamações ou pedidos de informações de forma gratuita, por meio do número 0800 283 1370. O canal de atendimento facilita o acesso da população com o órgão com informações que reforçam denúncias sobre os diversos serviços geridos pelo Departamento Municipal de Trânsito.
O 0800 que aciona os agentes de trânsito da Prefeitura de Linhares para apurar as denúncias pode receber as denúncias ou sugestões todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos de 07h as 19h. Para fazer denúncias sobre as possíveis infrações é importante informações como horário, data e local da ocorrência e placa do veículo. De acordo com Douglas Simplício, a medida faz parte de uma série de mudanças previstas para a melhoria do atendimento ao público do órgão. 
"É mais uma ferramenta para que o cidadão tenha voz ativa para colaborar com a melhoria do sistema de trânsito. É importante que a população esteja cada vez mais próxima dos serviços da prefeitura e das boas práticas no trânsito", frisou Douglas.