Educação Especial: Mais de 200 pessoas participam de Festa Cultural em comemoração ao Dia da Família

Muita emoção e alegria marcaram as comemorações em homenagem ao Dia da Família, organizado pelo setor de Educação Especial da Prefeitura de Linhares. Mais de 200 pessoas entre familiares dos alunos com deficiência matriculados nas escolas da prefeitura e profissionais da Educação que trabalham com as crianças nas escolas estiveram na UAB participando da festa cultural. A ação faz parte do projeto "Encontro com pais conscientes: Cuidando de quem cuida" que foi iniciado no mês de março deste ano.  

Teve apresentação de dança com o grupo da Associação Pestalozzi de Linhares, poesia criada e apresentada pelos alunos surdos Gustavo Andrade dos Santos e Matheus Rodrigues de Oliveira Sobrinho; músicas apresentadas pelo jovem Andrew Nascimento, que é cego e no violão Gabriel Leite; uma divertida brincadeira chamada "Batalha do amor", entre pais e filhos. E para fechar com chave de ouro, o Cantor Elias Wagner falou sobre sua trajetória de vida pessoal e profissional e fez um show que emocionou as famílias.

A responsável pela Educação Especial, Jaqueline Duque, falou da felicidade em ver as famílias reunidas. "Estamos muitos felizes, o resultado foi além das nossas expectativas. Foi um evento harmonioso e dava para perceber a alegria no rosto dos pais, das crianças, dos profissionais que atuam diretamente com nossas crianças, bem como a equipe da Secretaria de Educação, que sempre apoia e contribui de forma amorosa e consciente para que todos os projetos sejam implementados em prol de nossas população. Foi um momento muito emocionante, essa interação entre quem cuida e quem é cuidado", frisou. 

Rosângela Rodriguês Santos, mãe do Matheus, de 9 anos, mora em Linhares há pouco mais de um ano e relatou que o evento foi muito emocionante. "A festa estava muito bonita e foi a primeira vez que participei com meu filho de um evento como este. Estava muito organizado e fiquei emocionada por terem levado um cantor da região, o Elias Wagner, e nos relatar toda sua história de vida, que me emocionou muito. Queria conhecer outras mães que têm filhos surdos e na festa tive essa oportunidade e já troquei até telefone para gente compartilhar as experiências do dia a dia. Enfim, o trabalho feito pela educação é excepcional, se eu não tivesse ido devido à chuva, com certeza teria me arrependido", falou. 

A secretária de Educação de Linhares, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, falou que logo que chegou à festa cultural viu uma frase que chamou muito a atenção: "Por traz de uma criança bem sucedida tem uma família que primeiro acreditou nela". "Fico muito feliz em ver tanta gente reunida e mais ainda em saber do interesse de vocês em participar dos encontros que o setor de Educação Especial tem promovido para tirar dúvidas, trocar experiências e aprender ainda mais sobre os direitos das crianças. A presença de vocês aqui, mesmo com essas fortes chuvas, mostra que a família está aberta ao diálogo e interessada no desenvolvimento dos filhos. É realmente muito emocionante, estou muito feliz por tê-los aqui. Continuem acreditando no potencial dos seus filhos", relatou.