Caminhada reforça o fim da violência sexual infantojuvenil e luta antimanicomial

Uma caminhada pelas avenidas do centro de Linhares marcou o Dia Nacional da Luta Antimanicomial e dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, da manhã desse sábado, 18 de maio. A mobilização, realizada pela prefeitura de Linhares, por meio das secretarias de Saúde e Assistência Social, chamou a atenção da sociedade sobre a importância de enfrentar a violência praticada contra crianças e adolescentes e sensibilizar sobre o tratamento para as pessoas com transtornos psicológicos.

Participaram do momento do prefeito de Linhares, Guerino Zanon, os secretários de assistência social, Amantino Paiva, de gabinete, Ana Paraíso, de meio ambiente, Fabrício Borghi, além de colaboradores das secretarias e comunidade. "É um dia importante que traz uma reflexão sobre dois temas que devem ser abordados com maior atenção. Os pacientes com transtornos psicológicos precisam de tratamento adequado e também de conviver em sociedade e num contexto familiar. E o combate ao abuso sexual infantojunivel é algo que toda sociedade deve se envolver e denunciar", frisou o prefeito.

O secretário municipal de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva, ressaltou a importância da caminhada. "Nossa intenção foi a de destacar a data mobilizando a comunidade a enfrentar esta luta conosco. Foi um movimento muito positivo e certamente cumprimos o objetivo de chamar a atenção dos moradores de Linhares sobre os temas", frisou.


Saiba Mais

O dia 18 de maio foi transformado, através da lei federal 9970/00, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Já o Dia da Luta Antimanicomial é comemorado em 18 de maio. Ela surgiu através de uma reforma psiquiátrica da década de 70, quando profissionais da saúde, trabalhadores, usuários e familiares iniciaram um movimento contra os ditos manicômios como forma de tratamento.