Balneabilidade: Linhares conta com 10 pontos próprios para banho

Com o objetivo de garantir locais seguros para banho e lazer dos turistas e moradores da região, semanalmente as equipes da secretaria municipal de Meio Ambiente, vão até as praias e lagoas de Linhares para realizar o monitoramento de balneabilidade. Na nova pesquisa liberada na semana passada, aponta que Linhares conta com 10 pontos próprios para banho. A classificação é válida até a próxima sexta-feira (17). 

Os locais liberados para banho estão localizados nas lagoas Nova (Cabana Serafim), das Palminhas (Cabana Fantim) e Juparanã (Praia das três Pontas). No balneário do Pontal do Ipiranga há quatros pontos próprios: primeira, segunda e terceira avenidas, além do riozinho. Em Povoação, um ponto está apto, o da rua principal. Já na praia de Regência, são dois pontos, um na rua principal e outro no Projeto Tamar. 

"Os levantamentos são realizados semanalmente durante um ano, para que no final desse período possamos identificar quais são os meses que devem ser monitorados com maior atenção. O nosso objetivo é deixar os munícipes e turistas tranquilos e bem informados sobre as condições de balneabilidade das praias e lagoas da nossa região", destacou a Bióloga Paula Durão Gama Garcia. 

Indicação

A balneabilidade das praias e lagoas de Linhares é realizada semanalmente, por meio da coleta de amostras de água em 10 pontos da cidade. Depois passa por uma análise laboratorial para avaliação do indicador de coliformes termotolerantes. 

A mudança das classificações se deve a fatores como estiagem prolongada, ocorrência de chuvas e condições de maré. 

Dependendo dos resultados das amostras, o ponto de coleta pode mudar de próprio para impróprio de uma semana para outra. Essas placas são atualizadas conforme recomenda a resolução 274/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).