Quase 20 mil pacientes por ano não comparecem às consultas com médicos especialistas em Linhares

O índice de faltas de pacientes da rede pública municipal de saúde à consultas com médicos especialistas em Linhares, chega a 30%, ou seja, três a cada dez agendamentos não são cumpridos, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde de Linhares. Os indicadores apontam que por ano, são 56 mil agendamentos pela Central de Especialidades do Município, e, deste total, 16,8 mil pacientes não comparecem às consultas. 
Para uma melhor compreensão, por semana 300 usuários do sistema municipal de saúde são agendados, e não comparecem às consultas. A secretaria de saúde não recebe com antecedência o comunicado de ausência do paciente. De acordo com informações da Secretaria, o índice de absenteísmo (falta de comparecimento do usuário a uma consulta médica ou exame agendado) tolerado pelo Ministério da Saúde é de 12%. 
O secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles, destaca que é preciso avaliar as causas que levam os pacientes a se ausentarem das consultas agendadas. "As faltas comprometem a programação, estabelecida pela secretaria, para atendimento. Solicitamos a compreensão dos pacientes agendados que, caso não possa comparecer,  comunique a central de agendamentos. Isso permitirá que a vaga disponibilizada seja utilizada por outro paciente, dando maior celeridade aos atendimentos nas especialidades médicas e garantindo a antecipação e bem estar às pessoas que aguardam o agendamento", frisou. 
O secretário também ressalta. "Por determinação do prefeito Guerino, a secretaria  intensificou os esforços para ampliar ofertas e garantir maior número de consultas médicas especializadas e exames. Com isso, acabamos com as filas que antes tínhamos na Central de Regulação (antiga AMA). Houve ainda, melhoria no atendimento, e o ambiente está em fase de transformação/humanização. Contamos com a ajuda da população  neste processo", disse.
Município oferece mais de 30 especialidades
A secretaria de saúde oferece mais de 30 especialidades em consultas que são agendadas por meio da Central de Regulação, entre elas dermatologia, reumatologia, proctologia, angiologia, neurologia, cardiologia, urologia, endocrinologia, nutricionista, ortopedista, psiquiatria, gastrologia, pediatria, geriatria, ginecologia, oftalmologia. O atendimento de especialidades médicas é realizado na sede da central, localizada no bairro Colina, no antigo Hospital Talma.