Aula inaugural reúne familiares e alunos das escolas da Prefeitura aprovados no curso Seja Ifes

Um novo ciclo, cheio de novas oportunidades para 53 alunos de 11 escolas de Ensino Fundamental da Prefeitura de Linhares aprovados no curso de extensão "Seja Ifes". É que ontem (2) foi dado o primeiro passo com a aula inaugural do curso que visa preparar os alunos para ingressarem no Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Integrados da instituição. O encontro aconteceu no Campus Ifes, no Aviso, e contou com a presença dos pais e familiares dos alunos. Ao todo, 346 pessoas de escolas estaduais e municipais de Linhares, Rio Bananal, Aracruz e Sooretama disputaram 80 vagas, sendo que 65% delas foram preenchidas com alunos da rede municipal.

As escolas da prefeitura que tiveram alunos aprovados foram as EMEFs Prefeito Roberto Calmon, Orozimbo Leite, Elza Roni Scarpati, Maria Souza Matias, Baixo Quartel, Samuel Batista Cruz, Professora Urbana Penha Costa, Adelson Del Santo, Cid Adalberto dos Reis, José Modeneze e da EMEFM Marília de Rezende Scarton Coutinho. O curso é uma das ações que faz parte do Projeto "Ifes para todos" e a classificação dos alunos levou em consideração a somatória da média anual das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, do ano letivo de 2018, comprovadas por documento emitido pela secretaria da escola onde o aluno estudou. 

O aluno do 9º ano da EMEF Adelson Del Santo, Lucas Vitor Tardino da Silva, tem 14 anos, e destacou que o apoio da escola foi fundamental para conquistar a vaga. "Meu sonho é estudar em uma escola federal, ainda mais o Ifes, então vou me dedicar ao máximo no curso porque ano que vem quero continuar estudando lá. Fiquei muito feliz com minhas notas no ano passado e foram elas que me ajudaram a passar no curso, mas isso só foi possível também porque tenho bons professores, que sempre me incentivaram dizendo que eu posso ir mais longe. É muito bom saber que posso contar com a minha escola, inclusive foi ela quem me ajudou a fazer a inscrição no curso, porque não tenho computador em casa", falou.

A diretora da EMEF Adelson Del Santo, no bairro Nova Esperança, Valdimara da Silva Salaroli, participou da aula inaugural e está feliz com as duas aprovações conquistadas pela escola. "Essa conquista é resultado do empenho dos nossos alunos e do trabalho desenvolvido na escola. Fico muito feliz também com esse serviço prestado pelo Ifes, porque o curso abre novos horizontes, novas possibilidades, além de ser um estímulo para outros alunos da escola perceberem que com esforço e dedicação também podem conquistar o seu espaço", disse.    

Os encontros presenciais ocorrerão regularmente durante sete meses, nas segundas, terças e sextas-feiras, no turno matutino, das 7h às 10h, e no turno vespertino das 13h25 às 16h40 nas dependências do Ifes campus Linhares, no bairro Aviso. Tem carga horária total de 250 horas. O curso de extensão Seja Ifes campus Linhares oferece aos alunos da rede pública municipal e estadual e de baixa renda, aulas gratuitas preparatórias para o processo seletivo dos cursos técnicos do Ifes.

Recentemente, escolas da prefeitura também tiveram destaques expressivos no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), uma ferramenta para medir os níveis de desempenho dos alunos do Ensino Fundamental e Médio do Espírito Santo, obtendo índices superiores à região coordenada pela Superintendência Regional de Linhares, ultrapassando às médias de alguns colégios particulares.