Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial: mais de 3 mil pessoas são atendidas em Linhares

O Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial é celebrado hoje, 26 de abril. A data tem o objetivo de conscientizar sobre os cuidados básicos para prevenir a doença. Em Linhares, a prefeitura oferece tratamento especializado para pessoas diagnosticadas com hipertensão, por meio do programa Hiperdia, da secretaria Municipal de Saúde. O programa, que atende pessoas com pressão alta e diabetes, realiza o tratamento de mais de 3 mil pacientes no município. São mais de 500 atendimentos por mês. 

"O dia de hoje é para lembrar sobre a importância da prevenção. Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso, a má alimentação, o sedentarismo, o tabagismo, que podem ser evitados, desde que a pessoa faça a opção por uma vida mais saudável", ressaltou, a referência técnica do Hiperdia, Luciana Zanetti.

Luciana explica ainda que quando o paciente é diagnosticado na Unidade de Saúde, seja por hipertensão e diabetes, o mesmo é encaminhado ao programa de Hiperdia, que o direciona para ser atendido pela Rede Cuidar, inaugurada em dezembro de 2018 no município e que funciona no bairro Três Barras. A rede oferece duas linhas de cuidado: Saúde da Mulher e da Criança, e de Hipertenso e Diabético. 

"Os 3.125 pacientes que já estavam cadastrados no programa, antes de começarmos a direcionar os atendimentos para a Rede Cuidar, continuam sendo atendidos pelo Hiperdia, que fica na Unidade de Saúde do bairro Araçá. Lá realizamos o acampamento constante que envolve palestras, consultas com cardiologista, nutricionista e psicólogo’, ressaltou. O telefone para contato é o 3372-2182.

O que é hipertensão?

A hipertensão arterial é quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando o valor igual ou maior que 140/90mmhg ou 14 por 9.

Por que é importante saber a se você é hipertenso?

Porque a hipertensão ou pressão alta quando não é tratada, é o principal fator de risco para derrames, doenças do coração, paralisação dos rins , lesões nas artérias, podendo também causar alterações na visão.

Sinais e sintomas
– Dor de cabeça
– Falta de ar
– Visão borrada
– Zumbido no ouvido
– Tontura
– Dores no peito

Fatores de risco
– Fumo;
– Vida sedentária;
– Colesterol elevado;
– Obesidade;
– Familiares com história da doença;
-Idade.

Prevenção

Além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:

– Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
– Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
– Praticar atividade física regular;
– Aproveitar momentos de lazer;
– Abandonar o fumo;
– Moderar o consumo de álcool;
– Evitar alimentos gordurosos;
– Controlar o diabetes.