Jubileu de Ouro: EMEF Presidente Castelo Branco comemora 50 anos de fundação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco, no Centro de Linhares, está comemorando 50 anos de fundação. Para celebrar a data, foi organizada uma programação especial que será realizada em três momentos: culto ecumênico, café de integração e sessão solene na Câmara Municipal de Linhares. A programação é aberta ao público e a equipe escolar espera receber também ex-alunos, professores e servidores que passaram pela unidade de ensino e fazem parte da história da instituição.  

Na próxima segunda-feira, dia 29, acontece o culto ecumênico às 19h30, na Primeira Igreja Batista de Linhares, que fica na avenida Governador Lindenberg, no Centro. No dia 30, às 10 horas, na sede da escola, será realizado um "Café de Integração", momento em que haverá a apresentação do coral da escola, exposição de fotos e a Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlihges) apresentará um pouco da história do município e importância da escola nesse contexto.

A sessão solene na Câmara Municipal de Linhares, que fica no bairro Colina, será no dia 6 de maio, em homenagem aos 50 anos de fundação. A diretora da escola, Maria Regina Taqueti Fávaro, disse que a EMEF Presidente Castelo Branco foi a terceira escola a ser construída no centro da cidade. "São 50 anos de fundação que têm que ser comemorados, pois muitos profissionais que se destacam hoje em Linhares estudaram nesta instituição de ensino", disse a diretora.  

Hoje, 445 alunos do 1º ao 5º ano estudam na unidade de ensino que é referência na educação de crianças surdas do Ensino Fundamental I. As aulas de Libras são ministradas por uma professora surda e a escola conta com uma sala de recursos para atender, além das crianças surdas, as que possuem deficiências, assistindo assim, um total de 26 crianças.

"Fico feliz em celebrar 50 anos de história de uma escola que contribuiu no progresso do nosso município. Parabenizo todos os profissionais que fizeram e fazem parte da trajetória da escola, por toda luta e empenho em fazer da instituição um espaço focado em formar cidadãos para o mercado de trabalho e para a vida", disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.  

Conheça a história da escola
A EMEF Presidente Castelo Branco foi fundada no dia 30 de abril de 1969 e se chamava "Grupo Escolar Presidente Castelo Branco", recebendo esse nome para homenagear o então Presidente da República, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que assumiu a presidência em 15 de abril de 1964 a 15 de março de 1967 e faleceu num desastre aéreo em 18 de julho do mesmo ano.

A partir do ano de 1973 passa a se chamar "Escola de 1º Grau Presidente Castelo Branco", até o ano de 2002, quando foi mudado para o nome de "Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco". Em 2006 a escola foi municipalizada conforme Convênio de Municipalização nº 245/2005, passa a se chamar "Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco", como é denominada hoje.

Quando foi fundada funcionava com 11 funcionários e 210 alunos. Atualmente, conta com 67 funcionários e 445 alunos, sendo a única Unidade Pública de Ensino de 1º ao 5º ano no centro da cidade e recebe alunos de diferentes bairros e da zona rural.