Em Linhares, casos de sífilis congênita caem quase 70% e trabalho será apresentado em Brasília

Linhares conseguiu reduzir em quase 70% os casos de sífilis congênita nos dois últimos anos. O dado foi apresentado na tarde desta terça-feira, 23, pelo secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles, ao prefeito de Linhares Guerino Zanon. De acordo com os dados divulgados, o número de casos de sífilis congênita em recém nascidos no ano 2017 foi de 32 e caiu para 10 no ano de 2018. Em 2019, os dados mostram, até o momento, que o número caiu apenas para um caso positivo da doença. O comparativo é reflexo de um trabalho minucioso executado pela secretaria municipal de Saúde para a redução dos casos no Município.

Esse resultado é decorrente dos trabalhos de enfrentamento à doença e mostram Linhares na contramão das estatísticas no Brasil, o que o credenciou a participar do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e da 16ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, entre os dias 2 e 5 de julho, em Brasília, com o trabalho Educação Permanente: O Caminho para a Redução da Sífilis Congênita no município de Linhares/ES. O trabalho técnico foi selecionado no "V Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo e 4ª Mostra Municipal Espírito Santo Aqui Tem SUS", realizado nesse mês de abril, na cidade de Domingos Martins. 

Para o secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles, a redução dos casos é reflexo de um grupo de trabalho composto por profissionais de saúde de diversas áreas como Planejamento, Estratégia Saúde da Família, Vigilância Epidemiológica, IST/AIDS, Casa Rosa e maternidade do Hospital Rio Doce, utilizando ferramentas da educação permanente, em conjunto com as equipes de saúde da família do município, que resultou na queda de 68% dos casos de sífilis congênita em Linhares quando comparados os registros de 2017 e 2018.

"Isso demonstra um trabalho realizado em todas as nossas unidades de saúde, onde conseguimos descentralizar o tratamento da sífilis, reforçando o trabalho de várias outras frentes e capacitando nossos profissionais para diagnosticar e fazer o tratamento adequado dos pacientes. Temos a certeza que num futuro não muito distante, Linhares possa estar acabando com a sífilis congênita", reforçou o secretário que parabenizou o comprometimento da equipe que conquistou a queda no número de gestantes infectadas com a doença.


O Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destacou que a gestão tem feito uma série de esforços para reduzir estes números negativos, e quando conquistados, eles precisam ganhar visibilidade. "Indicadores como estes, que são frutos de um trabalho coletivo, é extremamente importante para uma cidade. Isso deveria ter uma grande publicidade para demonstrar que é possível sim, avançarmos na qualidade de vida, e isso já vem acontecendo aqui", comentou. 

Guerino frisou ainda que a redução deste número é fruto das ações, palestras, campanhas educativas, da testagem rápida e da rede de profissionais do município. "Isto é um conjunto de pessoas envolvidas. São ações como essa que devem ser compartilhadas para estimular mais ações integradas no Município, e o reconhecimento de pessoas que no seu dia-a-dia estão salvando vidas e merece o empenho de cada um de nós", destacou.

A servidora Luciana Andrade Oliveira, que atua como articuladora dos trabalhos de enfrentamento da sífilis em Linhares, ressaltou que os resultados alcançados são frutos do trabalho executado pelas equipes de saúde da família, com o aprimoramento das práticas na atenção ao pré-natal, apoiadas pelas ações do grupo de enfrentamento a sífilis congênita. 

"Elaboramos um plano de enfrentamento e trabalhamos com muita determinação para reduzir o número de casos no município. É muito gratificante ver que nosso trabalho em equipe trouxe resultados significativos para a saúde de Linhares. Sermos reconhecidos, apresentando um trabalho em um congresso nacional nos deixa orgulhosos e felizes, nos motiva", reforçou 

Sífilis
Sífilis congênita é a sífilis que é transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez. A transmissão da gestante para o feto pode ocorrer pela passagem da bactéria através da placenta ou ainda no momento do parto. Mulheres que engravidam com sífilis ou adquirem a doença depois de estarem grávidas e não fazem o tratamento adequado, podem transmitir sífilis para o bebê.

Combate
Para combater o avanço da sífilis em Linhares, a secretaria municipal de Saúde promove desde 2017 a descentralização do tratamento da sífilis nas Unidades de Saúde, facilitando e aproximando o tratamento do paciente. 

Atualmente, todas as 34 unidades de saúde que oferecem o teste rápido e tratamento. Em paralelo, os profissionais da rede municipal foram capacitados para diagnosticar e fazer o tratamento adequado dos pacientes.