Videoteca da EMEF Caboclo Bernardo é inaugurada em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil

A EMEF Caboclo Bernardo, no bairro Planalto, inaugurou ontem (16) a tão sonhada Videoteca da escola que já recebeu os alunos para a "Parada Literária" e o pré-lançamento do livro ‘Helena e o tesouro dos Jesuítas’, da professora Geísa Galvão.  O espaço é colorido, aconchegante e vai se tornar um ponto de encontro para os alunos saírem da rotina da sala de aula e estimular a importância de praticar a leitura. As atividades marcam também o Dia Nacional do Livro Infantil que é celebrado nesta quinta (18). 

A diretora da escola, Rosiane de Almeida Lehrback, falou que o espaço utilizado anteriormente era apertado e escuro e, por iniciativa da escola, com aprovação do Conselho Escolar, e apoio da secretaria de Educação, foi possível tornar o sonho em realidade. "Não tínhamos espaço adequado e o acervo ficava praticamente sem uso. Nossa preocupação foi montar um espaço para incentivar e proporcionar aos alunos momentos de leitura que ajudem no processo de ensino aprendizagem. Agora temos um local mais atrativo para desenvolver outras atividades, saindo da rotina escolar", explicou.

A estreia da biblioteca também foi marcada pela "Parada Literária" momento em que os professores contaram histórias aos alunos estimulando o hábito da leitura e a imaginação. A aluna Emanuelly Cinsa dos Santos, do 3º ano, estava muito feliz com a biblioteca nova. "Tem hora que dá vontade de vir aqui na hora do recreio e ficar o tempo todo lendo. A biblioteca está muito legal, a gente vai poder sentar para lê os livros, porque na outra não tinha muito espaço", disse. 

O João Pedro Brunelli Endlich, 9 anos, compartilha da mesma opinião. "A outra biblioteca não tinha tanto espaço, era mais escura. Agora temos um número bem maior de livros". Quem também está toda empolgada é a aluna Isabela Sofia Lima Velozo, do 4º ano. "A biblioteca ficou bem bonita e agora temos muito espaço para leitura", finalizou.

Pré-lançamento de livro

A professora da escola, Geísa Galvão, também fez o pré-lançamento do livro "Helena e o tesouro dos Jesuítas", o quarto já escrito pela autora. "É um conto infanto-juvenil que envolve História e Geografia com toda a magia e fantasia do público infanto-juvenil. É uma ficção baseada em fatos reais vividos no final do século XIX", explicou. O lançamento do livro será no dia 25 de maio, na Feira Literária Capixaba (Flic), que acontece na Ufes, das 18 às 21h.