Mais de 1.500 pessoas já foram vacinadas contra gripe em Linhares

Sete dias após o início da campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza (gripe), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) imunizou mais de 1.500 pessoas do grupo prioritário em Linhares. A vacinação nas unidades de saúde do município teve início na última quarta (10) e vai até 31 de maio. A meta é vacinar 40 mil pessoas entre a sede e o interior de Linhares.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, da Prefeitura de Linhares, Jackelene Ramos, explica que a vacina contra Influenza é indicada para os grupos com maiores riscos de agravamento, internações e óbitos. "Esses grupos são formados por pessoas com maior risco de internação e até óbito, se tiverem complicações provenientes de uma gripe". Jackelene destaca que o usuário pode escolher uma das unidades de saúde para receber a dose, não sendo necessário que o agendamento seja feito na US a que pertence. "Pode ser uma mais próxima do seu trabalho ou de sua residência", afirmou.

Além da vacinação nas unidades de saúde, Linhares e os demais municípios do Espírito Santo também irão participar do Dia D da Vacinação, em 4 de maio, para todos os grupos prioritários.
Público-alvo
O público-alvo da campanha é composto por idosos com 60 anos ou mais, crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e com condições clínicas especiais, trabalhadores da Saúde, professores que atuam em sala de aula de escolas regulares e funcionários do sistema prisional.
Comprovação
Trabalhadores de Saúde e do sistema prisional e professores precisarão comprovar sua condição. Os primeiros podem apresentar crachá, contracheque ou declaração da instituição com documento com foto. Já os professores e funcionários do sistema prisional precisam apresentar declaração da instituição em que trabalham e documento com foto.
Pessoas portadoras de doenças crônicas e não transmissíveis também são contempladas, mas precisam apresentar prescrição médica de indicação da vacina.

Proteção
A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane). A previsão é de que a campanha dure seis semanas, até o dia 31 de maio.

Dia D
Além da vacinação nas unidades de saúde, Linhares e os demais municípios do Espírito Santo também irão participar do Dia D da Vacinação, em 4 de maio, para todos os grupos prioritários.