Saae inicia reforma de 32 reservatórios elevados de água na sede e interior de Linhares

Para melhorar o abastecimento de água em Linhares, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) vai reformar todos os 32 reservatórios elevados de água da sede e interior do município. O investimento é de R$ 710.445,29 (setecentos e dez mil reais, quatrocentos e quarenta e cinco reais e vinte e nove centavos), com recursos próprios do Saae, e previsão de término de um ano. Todos os reservatórios receberão pintura externa, recuperação de guarda corpo, corrimão e escada. Já os que apresentam vazamento, serão impermeabilizados.

As obras foram iniciadas nessa segunda-feira (8) e o primeiro reservatório a receber as intervenções é o do bairro Shell, que tem capacidade de armazenar 378 mil litros de água e atende os moradores dos bairros Novo Horizonte, Araçá e Interlagos. Nos próximos dias as obras chegam até os bairros Centro, Linhares V, Vila Isabel, Juparanã, Canivete, Interlagos e Jardim Laguna. Já no interior, as reformas começarão pelas regiões da Agrovila, Pontal do Ipiranga e Povoação. 
 
O diretor de operações do Saae, Zércio Largura, destaca a importância da reforma dos reservatórios. "A reforma visa dar a manutenção adequada de acordo com a necessidade de cada reservatório, devido a deterioração sofrida ao longo do tempo. Eles são essenciais para manter o equilíbrio de pressão da rede e serve como reserva de água. Após a reforma, vamos reativar os que hoje não estão funcionando. Todas estas ações garantem uma distribuição de água mais ágil e com mais qualidade aos moradores", destacou.

De acordo com o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, as obras irão assegurar um fornecimento de água mais eficiente e de melhor qualidade para a população. "Com as reforma queremos garantir à população linharense, fornecimento constante de água. Quando realizamos reformas e ampliações das redes estamos levando em consideração o crescimento populacional e a expansão do município".
 
O prefeito explica que o sistema de abastecimento de água representa um conjunto de obras, equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água potável para o consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros usos. Ele ressalta ainda a importância do uso consciente da água. "A ideia do uso racional da água é mais uma forma de buscar o desenvolvimento sustentável".

Confira todos os 24 reservatórios do interior que serão contemplados com a reforma:
 
Os reservatórios elevados que receberão manutenção são: Japira (um reservatório), Chapadão das Palminhas (um reservatório), Humaitá (um reservatório), Bagueira (dois reservatórios), Chapadão da Lagoa Nova (um reservatório), Chapadão do 15 (um reservatório), Chapadão do 12 (um reservatório), Pontal do Ouro (um reservatório), Guaxe (um reservatório), Areal de Bebedouro (um reservatório), Rio Quartel (um reservatório), Rio do Norte debaixo (um reservatório), Rio do Norte/BR 101 (um reservatório), Baixo Quartel (um reservatório), Pontal do Ipiranga (um reservatório), Farias (um reservatório), Agrovila (um reservatório), Desengano (um reservatório), Bebedouro (dois reservatórios), Povoação (dois reservatórios) e Rio das Palmas (um reservatório).