Etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde acontece nesta sexta (22) em Linhares

Linhares recebe nesta sexta – feira, dia 22, a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde e 9ª Conferência Estadual de Saúde. No evento, promovido pela secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde de Linhares, serão debatidos temas relevantes para o cenário do Sistema Único de Saúde (SUS).  A conferência será realizada no teatro da Faculdade Pitágoras de Linhares, no bairro Araçá, e tem início às 7h30 com inscrições e credenciamento dos participantes. 

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Linhares, Itamar Teixeira, é estimado a participação de aproximadamente 600 pessoas, entre conselheiros e demais pessoas interessadas. "A palavra-chave é a participação, que envolve conselheiros, servidores e usuários, momento em que podemos debater sobre prioridades locais da saúde e formular propostas no âmbito municipal", ressaltou.

"É um evento muito importante para a saúde do município. É o momento de pensar juntos, gestores, colaboradores e usuários em políticas públicas para uma saúde com cada vez mais qualidade para Linhares", frisou o secretário Municipal de Saúde, Valdir Massucatti. 

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destaca a importância da conferência. "A Saúde é prioridade nesta gestão e precisa sim ser estudada, analisada e debatida por todos. A etapa municipal da conferência é mais uma oportunidade de destacarmos as prioridades do município, e assim apresentar propostas para uma saúde mais humanizada e próxima do cidadão", pontua. 
Conferência Nacional
Durante a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, os participantes irão discutir e analisar as prioridades de saúde para um cenário nacional, além de formular propostas e elaborar um relatório final.
Nas conferências municipais, serão eleitos, de forma paritária, os delegados que participarão da etapa estadual e, posteriormente, da Conferência Nacional, prevista para acontecer nos dias 4 a 7 de agosto, em Brasília.
Controle social
O sistema municipal de saúde de Linhares conta com espaços de participação comunitária e controle social: os conselhos locais. Atualmente, Linhares conta com 32 conselheiros de Saúde, que atuam nos territórios de abrangência das unidades de saúde e são compostos por entidades representativas dos usuários, dos trabalhadores da saúde e da gestão.
Durante o evento, serão realizadas palestras, grupos de estudo e debates entre os participantes. Nas conferências municipais, também são eleitos os delegados que participarão da etapa estadual e, posteriormente, da Conferência Nacional, prevista para acontecer entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília.
PROGRAMAÇÃO:
07h30: Credenciamento e Coffee Break
09h: Solenidade de Abertura
09h30: Apresentação do Regimento da Conferência para aprovação.
10h: Palestra – Democracia e Saúde: Saúde como Direito;
10h50: Consolidação e Financiamento do SUS?;
11h30: Apresentação Cultural –  Arraiá do Zad.
12h: Intervalo para almoço.
13h30: Trabalho em Grupo: Discussão e formulação de propostas.
15h: Plenária Final
16h: Eleição de Delegados para a Etapa Estadual.
17h: Encerramento
17h10: Coffee Break, com entrega de certificados