Procon participa de capacitação para fiscalizar qualidade dos combustíveis nos postos de Linhares

Agora, os testes básicos para avaliar a qualidade do combustível e o teste de vazão da bomba, antes feitos somente pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e pelo Procon Estadual, poderão ser feitos pelos Procons dos municípios.  Cinco servidores do Procon de Linhares participaram nos dias 12 e 13 de março, do Programa de Capacitação para Fiscalização do Abastecimento de Revenda de Combustíveis, que aconteceu em Vitória.

O diretor do Procon, Geraldo Roza, informou que assim que receberem o certificado, os trabalhos já poderão ser iniciados. "Fomos capacitados para realizar os testes básicos em etanol e gasolina para identificar a qualidade do combustível e, também, para fazermos o teste vazão, para atestar se o que está entrando no tanque do consumidor é o que está saindo da bomba. Se detectarmos alguma irregularidade, acionaremos a ANP ou Procon Estadual para ir até o local fazer a verificação e a coleta do produto", explicou, informando que se o consumidor identificar algo estranho no abastecimento, pode solicitar ao posto que seja feito o teste na hora.

Há 10 anos o Procon Estadual, por meio de convênio, representa a ANP no Espírito Santo.  A capacitação foi promovida pela Secretaria da Justiça, do Governo do Estado, e Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-ES) e Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Fiscalização em postos

No fim do ano passado, o Procon realizou uma ação nos 22 postos existentes no município,  para verificar as denúncias de cobrança abusiva nos preços. Na ocasião, foram registrados os preços cobrados nas bombas de combustíveis e verificadas as notas fiscais referentes a três meses de compra nas refinarias. Os dados foram encaminhados ao Procon Estadual e ao Ministério Público Estadual e Federal.