Saúde realiza ação educativa em combate à dengue e DSTs no carnaval

O carnaval está chegando e além da folia é preciso também pensar em prevenção.  Foi pensando nisso que a equipe da Unidade de Saúde do Jardim Laguna, da secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, dia 28, no centro da cidade, uma ação educativa para o carnaval. O objetivo foi conscientizar as pessoas sobre a prevenção de doenças como a dengue e as DSTs e promover a saúde. 

"A ação foi muito proveitosa. Com a proximidade do carnaval avaliamos ser importante abordar as pessoas sobre a prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e também os cuidados que precisam ser tomados no combate à dengue. A orientação é que a pessoa faça uma faxina na sua casa antes de viajar para o carnaval e quando sair da casa de veraneio. Com apenas 10 minutos por semana, verificando sua casa, limpando os quintais, é o suficiente para evitar a doença", ressaltou a coordenadora da Unidade de Saúde, Kessy Bonicenha. 

A auxiliar de produção, Graziele de Castro, disse que esta abordagem é muito importante. "Falar de prevenção sempre é preciso. Ainda mais nesta época em que as pessoas estão animadas com o carnaval e, muitas vezes, esquecem que também é preciso se cuidar", ressaltou.

"É uma ação muito válida para conscientizar as pessoas. É preciso prevenir para evitar problemas de saúde. Parabéns a todos envolvidos", destacou José Eustáquio de Oliveira, que é vendedor ambulante. 

A ação foi realizada na esquina no Mercado Municipal, no Centro. Quem passou pelo local recebeu kits de prevenção. 

Confira um checklist que vai te ajudar no combate à dengue:

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;
– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;
– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;
– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;
– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;
– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;
– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.
– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.