Agricultura familiar de Linhares conta com dois caminhões refrigerados para distribuição de produtos

Para modernizar a distribuição de produtos da agricultura familiar, principalmente os destinados à merenda escolar, o município de Linhares, por meio de convênio firmado entre Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Ministério do Desenvolvimento Social recebeu dois caminhões baú refrigerados. O convênio visa o atendimento aos produtores rurais do município envolvidos direta ou indiretamente na cadeia produtiva do agronegócio. 

O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot explicou que os veículos beneficiarão diretamente 32 produtores rurais, junto à Cooperativa da Agricultura Familiar de Linhares. "Esse ano, 17 produtos que vão para a mesa dos alunos da rede municipal de ensino são de produtores da nossa região, um aumento significativo de produtos adquiridos, visto que em 2017 contávamos com apenas seis. Esses caminhões vão ajudar na distribuição dos produtos para a merenda escolar e no fortalecimento da agricultura familiar", frisou.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli informou que um dos motivos que possibilitou a vinda desses caminhões é o empenho do município em destinar mais de 30% da merenda escolar para a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. "O recomendado é 30%, mas em 2018, 37% da merenda escolar veio da agricultura familiar. Esses veículos trarão mais mobilidade e flexibilidade no planejamento de distribuição dos produtos para as escolas, principalmente para a zona rural, visto que nossos veículos não eram refrigerados", falou.

Pelo mesmo convênio, o município já recebeu freezeres, balanças e monoblocos. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) fez parte da elaboração do projeto que resultou no referido convênio.