Moradoras do Jocafe II participam de Oficina de Imagem e Beleza

No Residencial Jocafe II, 120 mulheres estão participando de uma Oficina de Imagem e Beleza. O objetivo é oferecer técnicas para que a participante crie seu estilo próprio de maquiagem e vestimenta na hora de buscar uma oportunidade no mercado de trabalho e, também, para melhorar a autoestima. A oficina tem sido realizada no espaço de recreação do Cras do bairro Santa Cruz. Dois encontros acontecerão ainda este mês, nos dias 22 e 27.

O coordenador Técnico do Instituto Ellos, que ministra as oficinas, Wallace Heitor Chaves, disse que a oficina é o primeiro passo na descoberta de talentos para maquiar a si mesmo e, posteriormente, a outras pessoas, possibilitando a geração de renda. "Nosso objetivo é levar oportunidade às moradoras. De outros cursos já ministrados, como o laços e de sandálias customizadas, por exemplo, já tem moradora confeccionando e vendendo, garantindo assim uma renda extra", frisou, informando que além de receber o certificado de participação, no último dia será entregue um kit contendo pinceis e produtos básicos de maquiagem para as moradoras desenvolverem as técnicas aprendidas em casa. 

A moradora Clarice Aparecida Neves já fez a oficina de laços e está muito empolgada para aprender a maquiar. "Minha paixão é aprender a maquiar. Depois quero começar a fazer nas pessoas. O mercado está muito difícil e vejo essa oficina como uma oportunidade", falou.

As participantes aprendem na oficina o passo a passo de uma boa maquiagem, manuseio dos produtos, cuidados com a pele antes e depois da maquiagem e autoestima. Na conversa relativa à etiqueta de vestimenta, recebem dicas do que é ou não recomendado vestir, o que gera ou não má impressão na hora de uma entrevista de trabalho. As 120 participantes são divididas em três grupos de 40 pessoas. 

Lavine Gomes Barbosa é design de sobrancelha e quer ampliar os serviços no seu bairro. "Já aprendi alguns truques, técnicas de limpeza da pele e espero que eu evolua bastante. Quero aprender para colocar em prática, já que trabalho nesse ramo e gosto muito. Essa oficina é um incentivo a mais, e já penso em me aprimorar, aprofundar nos cursos, para quem sabe trabalhar em um salão de beleza", planeja a moradora do residencial.

Já estão programados para os beneficiários do Residencial Jocafe II, o curso de tomates secos e frutas desidratadas e de corte de cabelo.  A oficina foi ministrada pelo Instituto Ellos, contratada por meio de convênio entre a Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento de Linhares e a Caixa Econômica Federal.