Reforma e manutenção de escolas seguem a todo vapor em Linhares

Alunos da rede municipal de Linhares vão retornar às aulas no dia 5 de fevereiro e encontrar escolas mais bonitas e aconchegantes. É que seguem a todo vapor a reforma de 30 escolas, além de melhorias em outras unidades de ensino da sede e do interior. Estão sendo realizados serviços estruturais e de manutenção, tanto em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) quanto em Centros Municipais de Educação Infantil (Ceims).

As EMEFs "Profª Maria da Penha Pazito Ventura", no bairro Interlagos, "José Modeneze", no Canivete, "Zeferino Batista Fiorot", no Santa Cruz, Caic, no Interlagos, e os Ceims "Branca de Neve", no Jardim Laguna, "Alegria do Saber", no Santa Cruz, por exemplo, já estão nos últimos ajustes. As obras tiveram início no mês de dezembro.

Entre os serviços de reforma estão intervenções no telhado, pintura geral, revisões elétricas e hidráulicas, reforma de revestimentos e pisos, acontecendo conforme necessidade de cada escola. Já os serviços de conservação e manutenção englobam, por exemplo, a troca de portas, janelas e vidros, manutenção de telhado, manutenção das instalações elétricas e hidráulicas, troca de aparelhos sanitários, revisão de revestimentos e pisos e pintura, conforme demanda de cada escola. 

A secretária municipal de Educação (Seme), Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, informou que a prefeitura está bem engajada para deixar tudo pronto. "Após esses serviços, vamos continuar as ações de melhorias e reparos para atender toda a rede, sem que haja interferências no conteúdo programático dos estudantes. Os nossos trabalhos incluem, além de obras e reformas, serviços de limpeza e higienização de espaços e equipamentos, por exemplo, tudo para garantir o bem-estar do aluno e dos profissionais de cada unidade escolar", explicou. 

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destaca que ações como estas garantem conforto, segurança e tranquilidade aos alunos e professores. "O nosso compromisso com a educação é despertar nas crianças e adolescentes o desejo de aprender, a vontade de crescer e de enxergar um futuro promissor. Por isso é tão importante investirmos na qualidade do ensino e, também, na infraestrutura das escolas com obras de construção, reformas e ampliações", realçou.

Três Ceims em construção
Os novos centros municipais de Educação Infantil serão construídos nos bairros Santa Cruz, nas proximidades dos residenciais Jocafe, no bairro Três Barras e no distrito de Bebedouro, no interior de Linhares. As obras são realizadas com recursos da Prefeitura e, também, com o auxílio de recursos federais oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Quando concluídos, os três Ceims ampliarão a oferta na rede municipal de ensino em quase 700 vagas.
 
As novas escolas são compostas de quatro módulos: bloco administrativo, pedagógico, bloco de serviços e bloco multiuso com sala de apoio à informática. O bloco administrativo abrigará recepção, direção, secretaria e sala de professores. O bloco pedagógico terá Creche I, II, II e pré-escola, fraldários, sala de atividades, sala de repousos, refeitório e solários.  O bloco de serviços contará com rouparia, lavanderia, depósito de material de limpeza, vestiário masculino e feminino, despensa, cozinha e lactário. 
 
30 escolas reformadas
As unidades reformadas são: no Guaxe, a EMEF "Orozimbo Leite", EUM Pontal do Ouro e CEIM "Jean Carlos Bastos"; no Farias, a EMEF "Profª Efigênia Sizenando"; no Aviso, o CEIM "Antônio Aprígio" e a EMEF "Roberto Calmon"; no Interlagos, a EMEF "Profª Maria da Penha Pazito Ventura", o CEIM "Chapeuzinho Vermelho", CEIM "Crescer" e CAIC; em Povoação, a EMEF "Profª Urbana Penha Costa" e EUM Fazenda Zacarias; no Centro, a EMEF "Presidente Castelo Branco"; em Regência, EPM Florentino Rodrigues Batista e EUM Fazenda Riachuelo; no bairro Juparanã, o CEIM "Enock de Freitas"; no Baixo Quartel, PEM "Doce Mel"; em Bebedouro, o CEIM "Leodovico Donatelli"; no Nova Esperança, o CEIM "Valdir Gabriel Marin"; no Canivete, o CEIM "Olga Bortot Molina" e EMEF "José Modeneze"; em Santa Cruz, o CEIM "Alegria do Saber" e EMEF "Zeferino Batista Fiorot"; no Planalto, a EMEF "Caboclo Bernardo"; no Interlagos II, o CEIM "Ilidia Rosa de Almeida dos Santos" e CEIM "Adagmar Pinto Santos"; no bairro Novo Horizonte, o CEIM "Manoel Farias de Souza"; em Humaitá, PEM "Paulo Damião Tristão Purinha"; na Lagoa do Meio, EMEF "Elza Roni Scarpati" e no Jardim Laguna, o CEIM "Branca de Neve".