Secretaria de Meio Ambiente orienta sobre resgate de gambás

Pelo menos três gambás (Didelphis albiventris) foram capturados desde a semana passada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais em Linhares (Semam). Os animais tem sido encontrados no perímetro urbano por moradores que tem confundido o filhote com rato gigante. São animais silvestres que se adaptaram à área urbana devido à oferta de abrigo (forro das casas, porões, vãos entre muros) e alimento (restos de comida, ração de animais, frutos, entre outros). A Secretaria alerta que é considerado crime ambiental a eliminação da espécie, e quem o encontrar deve ligar imediatamente para o telefone (27) 3372-2067 para que seja feito o recolhimento.
 
Segundo o secretário da pasta Fabricio Borghi Folli, os gambás possuem hábitos noturnos e habilidade para escalar árvores e alcançar o muro e telhado das residências para suas incursões em busca de alimentos. Ele também destaca que os animais silvestres tem procurado o perímetro urbano em decorrência, principalmente, da degradação ambiental, em busca de alimento e abrigo.
 
"As pessoas tem confundido o animal com rato ou animal perigoso. Os gambás tem hábitos noturnos, então, pela manhã ele fica desnorteado. É muito comum eles acabarem ficando para descansar em um canto sossegado da casa, como churrasqueira, casinha do botijão de gás ou atrás da máquina de lavar. Não são animais agressivos, mas quando acuados podem morder para se defender. Orientamos que não mexa com o gambá, não solte cachorro em cima, não o mate, mas nos ligue para fazermos o recolhimento", explicou.
 
Após a captura, a equipe da secretaria avalia as condições de saúde do animal. "Se apresentar boas condições, soltamos em área de mata. Caso esteja machucado ou doente, encaminhamos para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), que fica no município de Aracruz, para tratamento e reintrodução em seu habitat natural", informou o secretário. Ele lembra que os gambás são animais silvestres protegidos por lei, e, portanto, caçar, perseguir, ferir ou matar estes animais é crime.
 
Dicas para evitar a entrada de gambás em residências
 – Não deixar rações de animais expostas durante a noite;
 – Não deixar restos de alimentos na área externa da casa;
 – Vedar todo acesso que possa existir ao forro para que não faça daí o seu abrigo.
  
Sobre os gambás
 
O porte físico do gambá pode ser comparado ao de um gato. Pesa em média 4 kg, e atinge os 50 cm de comprimento, fora a cauda, que pode ter esse mesmo comprimento. Seu focinho é alongado e pontudo, o pescoço é grosso e os membros são curtos. A cor da pelagem varia muito. Têm uma cauda redonda e grossa, apresenta pêlos só na base, sendo que o restante é revestido por escamas pequenas. Seus movimentos são lentos em terra, pois nas árvores se mostra ágil, subindo com facilidade e com a ajuda da cauda.
 
Além de confundir com rato gigante, a população tem receio em relação ao gambá, principalmente, quando se sente ameaçado e expele um líquido malcheiroso, como forma de defesa.  Tem uma alimentação variada que inclui frutas, insetos, lagartos e crustáceos. Não é um animal de ataque e matá-lo é considerado crime ambiental, o que se aplica a outros animais silvestres.