Rede Cuidar começa a receber os primeiros pacientes nesta segunda-feira (7)

Os atendimentos na Unidade da Rede Cuidar em Linhares começaram a ser realizados nesta segunda-feira, dia 7. A Rede Cuidar propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames, até a rede hospitalar. A unidade, localizada no bairro Três Barras, recebe pacientes de Linhares e mais nove municípios da região central do Estado. Esta é a quarta unidade da Rede Cuidar entregue pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios. 

A primeira agenda de atendimento aberta pela Rede Cuidar foi para consultas de oftalmologia.   Nesta segunda e terça-feira, dias 07 e 08, 25 pacientes já foram atendidos na rede. No dia 15 será aberta a agenda para consultas de angiologista. 

"É um novo modelo de atendimento integral à saúde, que visa melhorar a qualidade de vida. Cerca de 300 mil pessoas terão um atendimento de saúde de qualidade feito nesta unidade. A Rede Cuidar está descentralizando para o interior consultas e exames, evitando que a população se desloque à Grande Vitória para ter acesso a serviço de saúde que agora poderão ser feitos aqui. Representa uma saúde mais perto de casa e mais humanizada", destacou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon. 

Linhas de cuidado, consultas e exames
A unidade Cuidar em Linhares irá oferecer duas linhas de cuidado: Saúde da Mulher e da Criança (incluindo propedêutica de câncer de mama e de colo de útero), e de Hipertenso e Diabético. Essas linhas de cuidado foram definidas após um estudo de necessidades de atendimentos na região.

Na linha de cuidado Saúde da Mulher e da Criança serão ofertados, por ano, 8.385 consultas (obstétricas, pediátricas, mastológicas e ginecológicas); 5.944 exames e procedimentos (ultrassonografias, mamografias, ECG, biópisias, colposcopias, eletrocauterizações); e 39.331 atendimentos de equipe multidisciplinar (assistente social, nutricionista, enfermagem, farmacêutico, fisioterapeuta, técnico de enfermagem).

Já na linha de cuidado com Hipertenso e Diabético serão oferecidos 10.666 consultas (cardiologia, angiologia, nefrologia, endocrinologia); 9.891 exames (teste ergométrico, ecocardiograma, ECG, Mapa, Holter, fundoscopia, retinografia, laserterapia, doppler manual); e 32.724 atendimentos de equipe multidisciplinar (assistente social, nutricionista, enfermagem, farmacêutico, psicólogo, fisioterapeuta, técnico de enfermagem).
 
Profissionais
Para atuar no local foram contratados 24 profissionais, entre médicos, enfermeiros, farmacêutico clínico, fisioterapeuta, nutricionista, técnicos de enfermagem, funcionários de apoio administrativo, faturamento, recepção, almoxarife, porteiro e auxiliar de higienização.
 
Rede Cuidar
Para ser atendido na Rede Cuidar, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde do seu município. Após avaliação, de acordo com a sua necessidade, será encaminhado para a Rede Cuidar.

Serão cinco unidades no total: Nova Venécia, Santa Teresa, Guaçuí (em funcionamento), Linhares e Domingos Martins – cobrindo todo o Estado com consultas e exames especializados mais perto do local de moradia dos usuários do SUS. Com todas as unidades em funcionamento, estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para a Grande Vitória em busca de atendimentos, garantindo mais qualidade de vida ao cidadão.