Prefeitura disponibiliza guias online de ISSQN para autônomos

Os profissionais autônomos que atuam no município de Linhares já podem imprimir a guia para recolhimento anual do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) fixo referente ao exercício de 2019, cujo vencimento da cota única ou da primeira parcela será no dia 11 de fevereiro  deste ano. O diretor do Departamento de Arrecadação Tributária, Carlos Alberto Corrêa, destacou que a guia só está disponível no site da Prefeitura, não sendo mais entregue por meio dos Correios. 
O contribuinte tem a opção de efetuar o pagamento do imposto em cota única ou parcelado em até 12 (doze) vezes, com o vencimento da primeira parcela no dia 11 de fevereiro e as demais nos meses subsequentes. "A emissão eletrônica é uma medida que facilita a vida daqueles que querem antecipar o pagamento, uma vez que não precisam esperar a chegada do carnê pelos Correios. Além disso, também é uma medida de economia e agilidade. Dessa forma, o processo é mais ágil e ainda gera economia para os cofres municipais", explicou Carlos Alberto.
Para imprimir a guia, basta acessar o site da Prefeitura – www.linhares.es.gov.br – e clicar no ícone Serviços Online, após clicar na opção "2ª via do ISS Fixo – 2019", onde ele deverá inserir o número da inscrição municipal (o mesmo do Alvará de Funcionamento). Ali, o contribuinte poderá imprimir as guias de recolhimento para a opção  que deseja pagar em cota única ou parcelado mensalmente.
Aqueles contribuintes que não têm acesso à internet podem procurar o Departamento de Arrecadação Tributária, na sede da Prefeitura no centro de Linhares, das 12 às 18 horas e solicitar a impressão. A Prefeitura disponibiliza em seu site, além da emissão de Guias de Recolhimento do ISSQN Fixo, também para as emissão das guias para recolhimento das taxas municipais e dos parcelamentos de débitos, consulta e emissão de Certidão Negativa de tributos municipais. Basta acessar o sistema e clicar na opção desejada no menu ISS.