Prefeitura instala lixeiras nas praias de Linhares

A areia da praia de Pontal do Ipiranga recebeu lixeiras que terão um importante papel na manutenção da limpeza do balneário. Inicialmente, 40 equipamentos serão instalados entre as praias do Pontal, Regência e Povoação, nestes dois balneários as lixeiras serão instaladas até a próxima sexta-feira (4). A medida atende a uma orientação do prefeito Guerino Zanon e é conduzida pela secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos. Cada uma das lixeiras trará uma frase de conscientização: "Mantenha a Praia Limpa. Ela é de Todos!". O objetivo, além de manter as praias limpas, é o de incentivar a preservação do meio ambiente.

As lixeiras, que possuem capacidade de acomodar até 200 litros, poderão acomodar pequenos resíduos gerados pelos turistas e banhistas, como papéis, garrafas de vidros, PET, plásticos, resto de comida, latinhas, copos e cocos. As lixeiras são de cimento para evitar possíveis tombamentos e garantir sua fixação. Esse método de instalação visa prolongar a vida útil dos materiais, evitando danos e dificultando a ação de vândalos, além de facilitar o recolhimento dos resíduos, que será executado diariamente pelos agentes de limpeza que atuarão nas praias.

Conforme o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, as lixeiras ajudam a preservar a natureza e manter as praias limpas, não apenas no verão, mas durante todo o ano, mas é importante, principalmente que as pessoas tenham consciência ambiental e combatam o vandalismo. "Pedimos aos moradores e turistas que frequentam as nossas praias, que nos ajudem a manter a cidade limpa, jogando sempre o lixo nas lixeiras e não na região de restinga e também ajudando a conservar as mesmas".

"Nosso objetivo é conscientizar os banhistas a depositarem adequadamente o lixo que produzem nas lixeiras. É obrigação de todos que frequentam as praias mantê-las cada vez mais limpas e bem cuidadas, e o cidadão deve fazer sua parte. Por isso, estamos instalando estas 40 lixeiras na faixa de areia das praias do Pontal do piranga, Regência e Povoação", reforçou o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cléber Bianchi.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Fabricio Borghi Folli, destaca que a população deve assumir o seu papel de agente ambiental para que a instalação das lixeiras faça sentido. "A colocação das lixeiras é um ponto super importante, mas por trás há um trabalho vasto que inclui a educação ambiental. Nesse aspecto, é muito importante que a população assuma seu papel, sem isso, o projeto não terá o êxito esperado", frisou o secretário.