Praia Acessível é lançado com sucesso no Pontal do Ipiranga e na Lagoa Nova


No último fim de semana, foi lançado pela Prefeitura de Linhares o Projeto Praia Acessível da temporada 2019 para idosos com mobilidade reduzida e deficientes. No sábado (22), o projeto foi lançado no balneário do Pontal do Ipiranga. Já no domingo (23), o programa foi instalado na Lagoa Nova. Nesta temporada de verão, o projeto estará atendendo as pessoas todos os dias no Pontal e de sexta-feira à domingo na Lagoa Nova, sempre das 9 às 15 horas. O Praia Acessível foi viabilizado por meio da secretaria municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
 
 
Uma rampa de acesso e cadeiras anfíbias estarão à disposição das pessoas com deficiência que queiram se refrescar no mar e na lagoa. Uma equipe de monitores composta por assistentes sociais, psicólogos e professores de Educação Física, além dos guarda-vidas que atuam para atender o projeto, ficarão em uma tenda instalada no local auxiliando e orientando as pessoas para que todas tenham um lazer seguro. A cadeira anfíbia é especial, pois não afunda na areia e é flutuante. A altura permite ainda que a pessoa que a utiliza sinta a água do mar.
 
 
De acordo com o prefeito de Linhares Guerino Zanon, o retorno do Praia Acessível é mais uma importante ação promovida pela Prefeitura para o fortalecimento da cidadania e democratização dos espaços públicos de lazer. "Um trabalho pensado com muito carinho para pessoas idosas e com algum tipo de deficiência, que poderão, a partir da iniciativa, desfrutar com mais propriedade desses espaços comuns que são nossas praias, nossas lagoas, seja para o lazer, seja para a prática de esportes", disse. 
 
 
"Estaremos a disposição dos cidadãos linharenses que se encaixem no perfil de atendimento, oportunizando momentos de lazer inclusivo, que o principal é o principal objetivo do Praia Acessível", declarou o secretário municipal de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva.