Projeto Estação Sustentável recolhe mais de 1 tonelada de resíduos sólidos em escolas de Linhares

A edição de 2018 do projeto socioambiental Estação Sustentável, realizado pela Leão Alimentos e Bebidas, foi finalizada com uma grande celebração que reuniu cerca de 300 pessoas, entre educadores, gestores e estudantes de escolas públicas municipais, representantes da Prefeitura, das Secretarias Municipais de Educação e do Meio Ambiente, da Associação de Catadores e da Leão. A cerimônia aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB0, no bairro Novo Horizonte.
 
Durante o evento, foi divulgado o balanço de seis meses de trabalho do projeto que envolveu mais de 1500 alunos do Ensino Fundamental e suas famílias: mais de 1 tonelada de resíduos sólidos foram coletados das comunidades escolares. Todos os resíduos sólidos arrecadados foram transportados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que encaminhou para a Associação de Catadores do município, assegurando a pesagem, triagem e destinação correta dos resíduos.

O projeto promoveu neste ano uma série de atividades baseadas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, incentivando o exercício da cidadania na comunidade escolar municipal de Linhares. O Estação Sustentável envolveu a adoção de métodos e processos participativos destinados ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais na capacitação de crianças e jovens da rede municipal de ensino, desenvolvidos pela consultoria 3 é Par. O trabalho proposto visou a formação de agentes multiplicadores que perpetuam práticas que alcancem o ciclo social, suas famílias, as comunidades e, inclusive, a cidade.
 
"A proposta é provocar a mudança social, visando à sensibilização diante das questões ambientais e a urgência de mudanças de hábitos na preservação de recursos naturais. Nosso alunos, com certeza, serão multiplicadores destas boas práticas alinhados aos projetos que já desenvolvemos em nossas escolas", destaca a secretária municipal de Educação de Linhares, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, secretária municipal de Educação.
 
"Por meio do SUS, o Brasil gasta cerca de R$ 1,5 bilhão todos os anos tratando de pessoas que têm doenças causadas pela falta de destinação e de tratamento correto de resíduos sólidos. Com a edição deste ano do Estação Sustentável, quisemos disseminar boas práticas ambientais em escolas públicas e comunidades de Linhares, chamando a atenção de todos para esse grande gargalo nacional que é a destinação inadequada dos resíduos sólidos", destaca Fabiano Rangel, Gerente Institucional e de Desenvolvimento Sustentável da Leão Alimentos e Bebidas.
 
Em 2016, um estudo da Agência de Desenvolvimento das Micros e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) mostrou que existem 1.000 coletores de resíduos sólidos  no Espírito Santo. Estes trabalhadores são impactados diretamente com o resultado de projetos como o Estação Sustentável.