Em clima de festa e emoção, Prefeitura realiza formatura de 300 estudantes no Preci

A prefeitura de Linhares realizou na tarde desta quarta-feira (5), a cerimônia de formatura da primeira turma de mais de 300 alunos da rede municipal de ensino que participaram do Programa de Resistência e Cidadania (Preci). Um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social. O evento aconteceu no auditório do Colégio Estadual, no bairro Shell, e contou com a presença do prefeito de Linhares, Guerino Zanon. Um dos momentos mais emocionantes foi quando os estudantes cantaram a canção do Preci, que tem letra e música do agente municipal de trânsito Fernando Gonçalves. 

Ainda estavam presentes o presidente da Câmara de Linhares, Ricardo Bonomo, e os vereadores, Estéfano Silote, Joel Celestrini, Tobias Cometti, Pâmela Maia, Tarcisio Silva e Gelson Suave, e os secretários de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones, e de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, além de representantes de todas as forças policiais que atuam no Município. 

Os formandos, que receberam seus certificados de conclusão do programa,  são estudantes das escolas municipais de ensino fundamental Roberto Calmon, no Aviso, e Antonio Fernandes e Caic, no bairro Interlagos. O Preci propicia o envolvimento da escola, família, Guarda Civil Municipal e Agentes Municipais de Trânsito no desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

"Quero agradecer o empenho de todos envolvidos neste programa tão importante na conscientização dos nossos alunos sobre lições de cidadania, fazendo com que elas tenham conhecimento para dizer não, quando for preciso dizer não, não se deixando levar pelos maus exemplos. Estou muito feliz como gestor de poder permitir a realização de programas como estes e de participar desta formatura com tantos alunos aqui, que certamente são pessoas diferentes depois da participação no Preci. Parabéns a toda equipe", ressaltou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

O Secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva Mattos falou da importância do Preci. "Quero primeiro agradecer o trabalho e da atuação das equipes da Guarda Civil Municipal e dos Agentes Municipais de Trânsito neste projeto, vocês foram brilhantes. Hoje é um momento muito feliz, de fechamento de um programa que realizamos com tanto empenho. O Preci dá aos adolescentes das nossas escolas subsídios para que possam optar pelo melhor caminho. Munidos de informação e conscientes dos prejuízos das drogas, nossos alunos terão muito mais firmeza para se afastar delas", destaca o secretário.

O Programa de Resistência e Cidadania (Preci) vai contemplar novas escolas e estudantes em 2019. A previsão é de que 1 mil alunos sejam impactados com as ações do Programa.

O Preci
Numa primeira etapa, os profissionais das secretarias de Segurança Pública, envolvidos diretamente no Preci, receberam uma formação oferecida pelo 12º. Batalhão da Polícia Militar para desenvolver nos estudantes  habilidades e recursos para lidar com influências sociais, além de conhecimento sobre drogas e suas consequências para a saúde. 

Após as formações, os profissionais promovem discussões entre os estudantes, utilizando linguagem descontraída e acessível para abordar  assuntos diversos e situações de estresse que podem levar adolescentes a usarem drogas.  Cada estudante recebe uma cartilha com uma carta de apresentação aos pais ou responsáveis.