Prefeitura oferece aulas gratuitas de ginástica para idosos de Linhares

Estimular uma vida mais saudável, promover o bem-estar, elevar a autoestima e melhorar a qualidade de vida daqueles já chegaram na melhor idade. Estes são os objetivos das turmas de ginástica para a terceira idade que funcionam em diversos ginásios poliesportivos do Município.

Atualmente, cerca de 350 alunos participam das atividades num projeto desenvolvido pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e colocado em prática desde o início de 2017. Profissionais de Educação Física prestam orientação gratuita aos vovôs e vovós que participam das atividades.

Uma das professoras do projeto, Geysilane Gobeti Petri, conta que durante as aulas, o aluno participa de alongamento, atividades recreativas e exercícios específicos para a terceira idade que ajudam a aumentar a resistência e a força muscular para o desempenho de atividades comuns do dia a dia. 

"Entre os benefícios da atividade física está o ganho de flexibilidade, massa óssea, força e melhoria da mobilização articular, o que reflete diretamente nas suas atividades de vida diária. Além disso, colabora no tratamento e controle de doenças como diabetes, pressão arterial, colesterol, problemas de circulação sanguínea, entre outros. A atividade física reflete ainda na redução de peso corporal, quando aliado a uma reeducação alimentar e melhorias na autoestima, sono, memória e controle de ansiedade. No projeto também procuro proporcionar um ambiente agradável e prazeroso, com momentos de reflexão e socialização do grupo", explicou.

Para Jandira Buzatto Ferrari, que é aluna do projeto no ginásio do bairro Araçá, as aulas são muito proveitosas e bem divertidas. "Eu amo vir às aulas. Minha saúde melhorou muito, e de quebra, me divirto bastante com a professora e com as colegas", comentou. Já para Elizabete Bernabé, a ginástica relaxa e distrai a mente. "Estou aqui desde o começo e sinto falta quando não tem aula. Eu me divirto muito com todos, e além de todo exercício aproveito para bater um papo com as amigas e arejar a cabeça", disse.

O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador Filho, destaca que as atividades fortalecem o convívio social e promovem melhora na qualidade de vida da terceira idade. Ele pontua que as atividades estão alinhadas a orientação do prefeito Guerino Zanon em promover a integração entre os vovôs e vovós de Linhares. "As atividades físicas melhoram, principalmente, a autoestima, pois eles se sentem mais seguros na realização das atividades diárias. Também fortalecem o convívio social, pois aqui eles fazem muitas amizades. Podemos afirmar que eles são muito felizes no projeto".

Como participar

Atualmente as aulas acontecem nos ginásios do Araçá, Juparanã, São José e Shell, além da sede da Associação da Terceira Idade (Atil), no bairro Novo Horizonte, sempre de segunda a quinta-feira, pela manhã e à tarde, em diversos horários.

Os interessados podem fazer a inscrição no próprio local e precisam levar um atestado médico para que o professor responsável saiba qual o diagnóstico de saúde do aluno e desenvolva os exercícios de acordo com este diagnóstico, sempre levando em conta possíveis limitações dos interessados.

 
Confira os locais onde acontecem as aulas:

Associação da Terceira Idade de Linhares – ATIL
Terça e quinta-feira a partir de 15h

Bairro Araçá – Ginásio José de Freitas
Segunda e quarta-feira a partir das 13h30min

Bairro Jardim Laguna – Ginásio Irineu Valani
Terça e quinta-feira 06h30min

Bairro Juparanã – Ginásio Theotonio Fraga
Terça e quinta-feira das 07h às 08h

Bairro São José – Ginásio Eurico Guilherme Shulz
Terça e Quinta-feira das 07h às 08h

Bairro Shell – Ginásio Idemar Unêda
Segunda a quinta-feira das 16h às 17h30min