Parceria entre Polícia Militar e Educação forma mais de 580 alunos no Proerd neste ano

A parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Educação está formando 583 alunos neste ano, no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A última formatura acontecerá na próxima quarta-feira (28), na EMEF Maria da Penha Pazito Ventura, no bairro Interlagos.

Alunos das EMEF’s Manoel Martins (Pontal do Ipiranga), Jerônimo Monteiro (BNH), Talma Drumond Pestana (Palmital), Presidente Castelo Branco (Centro), Professora Maria da Aparecida Lavagnoli e Maria da penha Pazito Ventura, ambas no bairro Interlagos, durante o ano, foram orientados por militares, por meio de atividades lúdicas envolvendo escola e comunidade, sobre o perigo das drogas.

O Proerd tem caráter social, preventivo, cooperativo entre a Polícia Militar, Escola e Família, com atividades em sala de aula, visando a formação consciente do exercício da cidadania e o ‘Recreio no Quartel’, uma ação preventiva criada com o objetivo de ensinar aos alunos a verdadeira função da Polícia Militar, com foco na garantia dos deveres e direitos da comunidade, além de ser uma atividade lúdica, que amplia a integração da corporação com a comunidade escolar.

A ferramenta entusiasma os estudantes e orienta sobre a importância do telefone de emergência 190, dicas de segurança e promove visitas às dependências do 12º Batalhão de Polícia Militar, em Linhares. O programa atua também, com orientações sobre presente e futuro das crianças e o seu papel como cidadão.

O que é Proerd?
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (Dare), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje, é adotado em todo o Brasil.

Reforço Municipal
No mês de outubro deste ano o prefeito Guerino Zanon lançou o Preci, programa inspirado no Proerd e que vai contribuir também, para o desenvolvimento de ações de enfrentamento às drogas juntos aos alunos da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa é das secretarias municipais de Segurança Pública e Educação, que contou com formação oferecida pelo 12º. Batalhão da Polícia Militar.

Numa primeira etapa, o programa atenderá mais de 300 estudantes de três escolas da rede municipal, com a oferta de conteúdos para conscientizar as crianças e adolescentes: Roberto Calmon, no bairro Aviso; Antônio Fernandes de Almeida e Caic, no bairro Interlagos. Em 2019 o Preci será ampliado para as demais escolas da rede municipal de ensino com expectativa de impactar mais de 3 mil estudantes.