Casa Rosa realiza mais de 7 mil atendimentos voltados a saúde da mulher

A Casa Rosa, do Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde – NAPS, da secretaria Municipal de Saúde, já realizou neste ano 7.084 atendimentos voltados aos cuidados com a saúde da mulher em Linhares. A casa que é o Centro de referência da Saúde da Mulher, conta com diversos programas que atuam no tratamento do câncer de mama e colo de útero, atendimento de pré – natal de alto risco, planejamento familiar e aleitamento materno, oferecendo atendimento especializado e de qualidade na rede municipal de saúde. 

Só neste ano já foram realizadas na Casa Rosa 5.300 consultas médicas, 90 biópsias de colo do útero, 160 exames preventivos de controle, 150 inserções de DIU, 113 atendimentos cirúrgicos como laqueadura tubária e vasectomia por meio do HGL, 90 testes do olhinho. Além disso, a Casa já entregou 91 Kits de enxoval para as mamães atendidas na Casa Rosa e 639 distribuídos pelas unidades de saúde.

O secretário de Saúde, Valdir Massucatti, ressaltou a importância da Casa. "É uma referência para todos os casos que envolvam a saúde feminina, da vida sexual, gestação, aleitamento materno e, também, do recém-nascido. O objetivo é não apenas cuidar, mas promover cidadania e elevar a autoestima feminina. Neste local, as mulheres da nossa cidade, podem contar com atendimento especializado e de qualidade, tendo acesso a vários exames e recebendo todo o acompanhamento médico adequado", disse Valdir.

O espaço abriga consultórios de várias especialidades médicas como ginecologia, obstetrícia, colposcopia, pediatria, oftalmologia e mastologia, consultório de enfermagem, salas para aplicação de medicamentos, além de atendimentos clínicos, psicossocial e acompanhamento nutricional.

A Casa Rosa, localizada na Rua Nicola Biancardi, 310, no bairro Shell, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.


Confira como funciona cada programa da Casa: 

Viva Mulher – Câncer de Mama e Colo de Útero 
As pacientes são encaminhadas ao programa pela Unidade de Saúde (US). Quando é diagnosticado no exame do preventivo alguma alteração específica, a US encaminha a paciente para a Casa Rosa e caso confirmado um caso de câncer, a mesma é encaminhada para tratamento na Unacon. 

Planejamento familiar 
Por meio deste programa é realizada a inserção do Diu e finalização do processo para laqueadura e vasectomia. O planejamento familiar é feito por demanda espontânea. O paciente solicita o procedimento na Unidade de Saúde, sendo que precisa atender a dois critérios, ter mais de 25 anos e dois filhos. Nas unidades ainda são oferecidos métodos contraceptivos de acordo com a necessidade de cada mulher e orientação sobre as DST, saúde sexual e reprodutiva. 

Programa Pré – Natal de Alto Risco
Toda gestante que apresenta diagnostico de alto risco é encaminha para a Casa Rosa. A partir daí, todas as consultas, pré – natal e encaminhamentos necessários são realizados na Casa. 

A Casa Rosa conta ainda com uma equipe de assistente social, nutricionista, psicólogo e de um pediatra que faz acompanhamento para os bebes prematuros e que ficam na Utim. Também por meio da Casa Rosa é realizado o teste do olhinho e fundo do olho para detectar diagnostico de complicação na visão do bebe. 

Programa de Aleitamento Materno 
O programa atua na orientação e conscientização sobre a amamentação. A mãe que estiver com dificuldade na amamentação pode procurar a Casa para receber as orientações necessárias. Por meio deste programa também é oferecido um kit de enxoval para as gestantes que participam das reuniões nas Unidades de Saúde um kit de enxoval.

O kit tem como objetivo principal incentivar o aleitamento materno nas futuras mamães e é composto por um pacote de fraldas descartáveis, uma saboneteira e sabonete, álcool, gaze, um enrolador, um pagão, um par de meias, um par de luvas, uma toalha-fralda e um kit de saúde bucal. Além de receberem o kit, as gestantes participam de oficinas que esclarecem e orientam sobre assuntos como: alimentação, direitos da mamãe, pré-natal, parto e psicologia na gestação, tudo devidamente registrado num prontuário acompanhado pelos profissionais de saúde da Casa Rosa.