Secretário de Agricultura participa de evento mundial sobre cacau em São Paulo (SP)

Pela primeira vez o Brasil recebeu a Reunião de Parceria do World Cocoa Foundation (WCF), que aconteceu em São Paulo (SP), entre os dias 24 e 25 de outubro e sob o tema "As Novas Fronteiras da Sustentabilidade do Cacau". O encontro reuniu cerca de 300 participantes, a maioria de lugares do Mundo como: África, Europa, Estados Unidos e América Latina. O secretário municipal de Agricultura da Prefeitura de Linhares, Franco Fiorot, participou do evento, a convite da organização. O WCF é uma organização internacional sem fins lucrativos, voltada para o setor de cacau sustentável e próspero, observando-se as ações ligadas à produção do fruto, com fortalecimento dos direitos humanos e conservação do meio ambiente.

Franco destaca que a participação no evento é o reconhecimento das ações desenvolvidas no Município, por meio do Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares e a experiência proporcionou contatos importantes para avançar no projeto. "Foi uma experiência única, não só ao nível de conhecimento que estamos adquirindo aqui com as abordagens. Mas também pelo network. Nós conseguimos fazer contatos com novas empresas e novas instituições, prospectando parcerias para o nosso projeto em Linhares", enfatizou o secretário, que destacou ainda que a consolidação desses contatos deverá ocorrer a médio e longo prazo: "Podemos ter a curto e médio prazo a consolidação dessas parcerias iniciadas aqui e que vão contribuir para que possamos avançar nesse projeto de recuperação das lavouras", pontuou.

O Programa de Revitalização foi anunciado em maio deste ano, pelo Prefeito de Linhares Guerino Zanon, com a distribuição de 60 mil mudas resistentes a vassoura-de-bruxa (doença que ataca a lavoura e compromete a produção) para a renovação da lavoura no Município, repassadas aos produtores com preços subsidiados. A ação, que está em fase final do procedimento administrativo para aquisição de mudas, tem como meta retomar produção local afetada por doenças e estiagem prolongada. A prioridade são plantações em sistemas agroflorestais, conhecidos como áreas de cabruca e que fazem parte do Programa Nacional de Agricultura Familiar – Pronaf. "Nós fomos convidados a participar deste evento, devido as ações que estamos realizando dentro do nosso programa de revitalização do cacau. As discussões do evento são exatamente a sustentabilidade, esse é o foco na cultura do cacau. O aspecto econômico, social e ambiental, ações de mecanismos e parcerias entre o poder público e a iniciativa privada e organizações não governamentais, que podem contribuir para essa questão da sustentabilidade na cadeia produtiva do cacau", concluiu o secretário.

CocoaAction Brasil
Durante o encontro foi lançado oficialmente o CocoAction Brasil, um fórum de discussão de nível técnico e governamental para as ações de fortalecimento do cacau no país. E a boa nova será uma reunião desse grupo no Espírito Santo, com visita a Linhares. "Em dezembro vai ter uma reunião desse grupo técnico em Vitória e uma visita a Linhares, entre os dias 4 e 5. As visitas serão a propriedades da nossa região, como fonte de conhecimento e experiência sobre o cultivo das nossas lavouras e também a discussão dos desafios e soluções da cadeia produtiva", finalizou Franco Fiorot.