Seminário regional de planificação da saúde no Estado acontece em Linhares

A Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Superintendência Regional de Saúde da Região Central, em parceria com a secretaria de Saúde de Linhares realizou nesta quarta-feira, dia 24, o Seminário Regional Ciclo I da Planificação de Atenção à Saúde. O evento é um fechamento das seis oficinas de planificação da Rede Cuidar, realizadas da Região Central e contou com participação dos 18 municípios envolvidos na planificação da atenção à saúde. A planificação tem o objetivo de capacitar os profissionais da saúde para que atuem de forma efetiva e organizada,resultando na melhora da qualidade do atendimento oferecido aos cidadãos.
 
"Este seminário marca o fechamento das oficinas da planificação que está organizando a saúde para que todos os níveis, da básica, especializada até a rede hospitalar, estejam alinhados. Parabéns a todos os servidores da saúde que se disponibilizaram a buscar este novo modelo que trabalha em rede, beneficiando assim toda a população que vai receber um atendimento ainda mais personalizado e humanizado. Todo o esforço já está valendo a pena e vamos continuar neste caminho avançando sempre mais", destacou o secretário de Saúde, Valdir Massucatti.
 
O secretário estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira, falou sobre a importância da união dos municípios por uma saúde cada vez mais alinhada. "A solução para a saúde já sendo construída por meio da planificação e da implantação da Rede Cuidar no Estado. Este é um grande passo e precisamos continuar. Estamos implantando a Rede mas sozinhos não conseguimos realizar tudo que é proposto, por isso, precisamos de todos os municípios envolvidos. O resultado vem do esforço de cada cidade e cada servidor da saúde. Parabéns a todos pela determinação e dedicação", frisou o secretário.
 
Rede Cuidar
 
A Rede Cuidar propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames até a rede hospitalar.
 
Entre os benefícios para a população estão o atendimento mais próximo do local de moradia do cidadão, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.
 
Unidade Cuidar
 
A unidade em Linhares, que está em construção no bairro Três Barras, em Linhares, irá atender 301.535 moradores de 10 municípios que aderiram a Rede Cuidar: Águia Branca, Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, João Neiva, Linhares, Marilândia, Rio Bananal, São Domingos do Norte, Sooretama e Vila Valério.
 
A Unidade Cuidar vai trazer muitos benefícios, com atendimento mais próximo dos cidadãos, aumento da oferta de consultas e exames, redução do tempo de espera, integração das equipes da atenção primária com as equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional.