Prefeito Guerino lança programa de prevenção às drogas para alunos das escolas municipais

O prefeito de Linhares Guerino Zanon ao lado dos secretários de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva Mattos, de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, e de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva , lançou, nesta terça-feira (dia 23), o Preci – Programa de Resistência e Cidadania que será desenvolvido  nas escolas da rede municipal de ensino. O intuito do Preci é alertar os alunos sobre os prejuízos do uso das drogas em geral, e  já é desenvolvido nas escolas municipais de ensino fundamental Roberto Calmon, no Aviso, e Antonio Fernandes e Caic, no bairro Interlagos. A expectativa dos instrutores do Programa é impactar mais de 3 mil alunos no ano de 2019.

Junto ao programa também foi lançada a cartilha ‘Linhares promovendo a Cidadania – com a família por perto a droga fica longe’ que tem como objetivo universalizar a cultura de prevenção às drogas entre os alunos e a canção do Preci que tem letra e música criada pelo agente de trânsito municipal, Fernando Gonçalves. A cartilha, apresentada pela Guarda Municipal Jaciane Légora, além de ser distribuída aos alunos, será trabalhada nas escolas por meio de encontros com os instrutores do Preci. A cartilha foi produzida por colaboradores da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

Durante a cerimônia de lançamento do Preci, o prefeito Guerino Zanon, destacou a importância do trabalho de prevenção que será feito com os alunos da rede. "Queremos que esses jovens se conscientizem dos problemas que as drogas acarretam na vida de uma pessoa, por isso a campanha será trabalhada durante todo o ano letivo pelos instrutores e também pelos professores do ensino fundamental. Dentro da campanha, um material de linguagem bem jovem que informa de forma clara e objetiva, será distribuído aos alunos. A Prefeitura trabalha para que os nossos protagonistas de sua própria vida, realizem seus sonhos e se tornem profissionais bem sucedidos, longe das drogas", declarou o prefeito.

O secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Jones da Silva Mattos, afirmou que a conscientização sobre os problemas que as drogas causam, é imprescindível para a formação dos alunos da rede e de cidadãos do bem. "As drogas são um dos maiores problemas que enfrentamos, pois elas provocam inúmeras conseqüências ruins, tanto na saúde do usuário quanto no incentivo ao crime. É muito importante trabalhar essa campanha nas escolas, para que os jovens tenham consciência de que um usuário de droga não consegue se tornar uma pessoa bem sucedida", ressaltou o secretário.

A secretária de Educação de Linhares, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, destacou que o trabalho de prevenção feito por meio da cartilha será fundamental para a vida dos estudantes uma vez que os conceitos da cartilha estão bem alinhados a base Nacional Comum Curricular. "O mais importante realmente é trabalhar a prevenção. A droga pode entrar na casa de qualquer pessoa, mas ela só é procurada por quem busca preencher algum vazio, por isso os alunos da rede municipal têm todo seu tempo ocupado com muitas atividades, cultura, música, arte durante o ano letivo", afirmou a secretária.

O Preci

Numa primeira etapa, os profissionais das secretarias de Segurança Pública, envolvidos diretamente no Preci, receberam uma formação oferecida pelo 12º. Batalhão da Polícia Militar para desenvolver nos estudantes  habilidades e recursos para lidar com influências sociais, além de conhecimento sobre drogas e suas consequências para a saúde. Após as formações, os profissionais promovem discussões entre os estudantes, utilizando linguagem descontraída e acessível para abordar  assuntos diversos e situações de estresse que podem levar adolescentes a usarem drogas.  Cada estudante recebe uma cartilha com uma carta de apresentação aos pais ou responsáveis.

Nesta primeira etapa, o programa irá atender mais de 300 estudantes de três escolas da rede municipal de ensino, com a oferta de conteúdos para conscientizar as crianças e adolescentes: Roberto Calmon, no bairro Aviso; Antônio Fernandes de Almeida e Caic, no bairro Interlagos. Em 2019 o Preci será ampliado para as demais escolas da rede municipal de ensino com expectativa de impactar mais de 3 mil estudantes. 

Entre as questões que serão abordadas estão: informações sobre drogas lícitas e ilícitas, consequencia do uso de drogas para a saúde, consequencias sociais do uso de drogas, rede de amigos, resistindo a pressão, rede de ajuda, sinalização de transito, segurança no trânsito, preservação do patrimônio público e nossa escola. 

As reuniões do Preci também serão feitas com as famílias dos alunos em encontros direcionados aos pais, planejados e coordenados pelos profissionais da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, e membros do conselheiros do Comad – Conselho Municipal Antidrogas, na região onde a escola participante do programa está inserida. Nesta fase, a participação dos responsáveis pelos estudantes é fundamental.