Escolas da Rede Municipal superam meta estadual no ranking do Ideb

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, divulgou no mês de setembro o ranking das escolas de todo país, avaliadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, das instituições públicas e privadas de todo Brasil. O índice é um indicador criado pelo Governo Federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas e a as metas avaliativas definidas para o Espírito Santo em 2017 foram:  5.8 para os anos iniciais; 4.7 anos finais e 3.8 para Ensino Médio.

Em Linhares, as escolas que obtiveram a primeira colocação no índice superaram a meta estabelecida para o Estado. A Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Dinorah Almeida Rodrigues, localizada no bairro São José, obteve 6.9 na avaliação do desempenho de alunos do 5º ano. No bairro Lagoa do Meio, a EMEF Elza Roni Scarpati atingiu 5.9 no desempenho do 9º ano. As duas escolas superaram ainda as próprias médias alcançadas em anos anteriores. A EMEF Dinorah obteve do ano de 2005 até o ano passado as médias 4.6 / 4.0 / 5.5 / 6.2 / 5.8 / 6.2 / 6.9; já a EMEF Elza Roni Scarpati apresentou no mesmo período: 4.2 / 4.6 / 4.8 / 5.3 / 4.5 / 5.2 / 5.9.

Dentro da avaliação correspondente às séries iniciais (5º ano), 10 das 26 escolas avaliadas superaram a meta projetada para o ano de 2017 para cada instituição. Elza Roni Scarpati 6.9; Jerônimo Monteiro, Professora Maria Aparecida Lavagnoli e Marília de Rezende Scarton Coutinho, todas com 6.3; Talma Drumond Pestana 6.4; Maria Souza Matias e Professora Eliana Corrêa Pinafo 5.8; Manoel Martins e Roberto Moreira 5.5; e Orozimbo Leite 5.4. No índice projetado para as escolas correspondente às séries finais (9º ano), das 16 escolas avaliadas 5 ultrapassaram a nota prevista. São elas: EMEF Elza Roni Scarpati (5.9), Maria Souza Matias (5.0), Cid Adalberto dos Reis (4.9), Manoel Martins (4.6), Orozimbo Leite (4.3).

O Ideb foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação, o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações, calculados a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. A ferramenta é importante ainda, para elaboração de políticas públicas em prol da qualidade da educação e como acompanhamento da qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica.

Para secretária municipal de Educação Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, os resultados correspondem a uma realidade que está avançando gradativamente. "As tendências são muito positivas na dimensão acesso e estão saindo da inércia na dimensão qualidade", ressalta a secretária. Segundo ela há muito trabalho para ser desenvolvido, mas esses números já demonstram que as iniciativas tomadas no início da gestão, compreendidas em diagnosticar os anseios e metas, por meio do diálogo e do levantamento técnico das demandas, conforme a realidade de cada unidade de ensino é um passo positivo na melhoria dos índices para os próximos anos.

"A metodologia em diagnosticar as escolas e sua realidade, tanto na estrutura física, como na parte pedagógica, com a participação do Conselho Municipal de Educação, com a participação de membros da sociedade civil, possibilitou um levantamento dos dados necessários para o planejamento estratégico, que foca na meta 17 do Plano Nacional de Educação que trata da Formação de Professores. E estamos colhendo os frutos desse planejamento", pontuou a secretária. "Vale ressaltar que estamos fazendo o dever de casa de implementar um curso de ações, viabilizadas com ferramentas de gestão e estruturadas com base em conhecimento técnico e muito esforço", conclui a Secretária.

O prefeito Guerino Zanon destaca que o avanço nos resultados obtidos pelas escolas de Linhares são resultado do trabalho em equipe, avaliações mais criteriosas, envolvimento da família e da comunidade e comprometimento de todos os profissionais envolvidos na educação do Município. "Esse conjunto de atributos junto com o empenho e dedicação de todos faz com que a gente tenha esse resultado positivo. O comprometimento dos profissionais das unidades de ensino junto aos alunos e as suas famílias com os projetos e ações das escolas é o mais importante", afirma.

O que é o Ideb?
O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice avalia o ensino fundamental e médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).