Histórias inspiradoras para homenagear o Dia do Professor em Linhares

A Prefeitura de Linhares destacou quatro histórias inspiradoras para homenagear os seus quase 2 mil professores, que desenvolvem papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem na vida dos quase 25 mil estudantes, distribuídos pelas 110 escolas da sede e interior de Linhares. Adriene Dassie, Jaqueline Duque, Rodrigo Veiga e Sandra Pinheiro são os protagonistas da campanha "Professor: orgulho em contribuir com o futuro da nossa cidade", que por meio de relatos reais de amor e dedicação à profissão descrevem os 74 anos de docência, que somam os quatro profissionais.

Rodrigo é professor de ciências há vinte anos e atua no turno vespertino da EMEF Maria Souza Matias, localizada no bairro Movelar. A noite, dedica voluntariamente seu tempo, na mesma escola que, ensinando jiu-jitsu para crianças do bairro, num projeto social que ajudou a fundar. "O que me motiva é o aluno. O contato com eles tem um valor inestimável", assim ele resume o seu trabalho.

Em meio aos seus 26 anos como professora, há dez, Jaqueline Duque atua também, com crianças surdas. A iniciativa é considerada por ela, uma realização a parte, que trás a convicção de fazer a diferença na vida das pessoas. "Quando eu vejo o brilho nos olhos deles, eu tenho certeza que esse brilho também está nos meus e eu tenho convicção de que eu estou fazendo a diferença na vida das pessoas", afirma a professora da EMEF Presidente Castelo Branco, localizada no Centro.

Há 23 anos Sandra dedica seu tempo, cuidado e atenção para os alunos da Escola Campos Verdes, interior de Linhares, na localidade de Chapadão da Lagoa Nova. Segundo ela, a profissão escolhida tem uma motivação peculiar e sua crença é nesse motivo, para uma mudança que vai além das fronteiras da sala de aula. "Eu amo trabalhar com as crianças, eu amo a profissão que escolhi para minha vida, porque eu acredito no poder de transformação através da educação", declara.

A caçulinha de profissão, na Rede Municipal, Adriene destaca que se encontrou na profissão pela Educação Infantil e se diz apaixonada pelo ofício, sendo sua maior motivação, a importância que o professor tem na vida das crianças. "Eu penso que toda mãe deveria ser professora e toda professoras deveria ser mãe. Porque quando a gente olha a educação de um modo geral, a gente percebe a influência de um professor na vida de uma criança. Isso é o que me motiva", pondera a professora do CEIM Alegria do Saber, localizado no bairro Santa Cruz.

Para secretária municipal de Educação Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, os relatos e experiências destacadas na campanha têm o propósito de enaltecer a profissão que forma todas as outras. Ela salienta que a pasta tem atuado de maneira integradora e com a realização de eventos de qualificação, com o que há de mais moderno no segmento educacional. "Nós já estamos vivenciando uma nova era no processo de ensino-aprendizagem. Nossos alunos têm acesso a ferramentas que possibilitam uma imensidão de novos conhecimentos e os educadores e profissionais da área precisam acompanhar esta evolução. Desde o início da gestão estamos contribuindo com a formação dos nossos profissionais, oportunizando ferramentas e apoio para o seu trabalho", pontuou a secretária.

Números da Educação Municipal:
* 110 escolas;
* 24.749 alunos, sendo 8.942 na Educação Infantil, 10.269 no Ensino Fundamental I e 5.538 no Ensino Fundamental II;
* R$ 5.284.546,37 por ano, investidos em merenda escolar;
* 1.962 professores;
* 132 coordenadores;
* 163 pedagogos;
* 3.968 servidores, incluindo profissionais da pedagógicos e administrativos;
* R$ 103.467.773,15 investidos em folha de pagamento no ano de 2017;
* 3.360 profissionais que passaram por processo de formação em 2017;
* 3.660 profissionais que passaram por processo de formação em 2018 (até o momento);
* 559 horas de formação pedagógica em 2017;
* 669 horas de formação pedagógica em 2018 (até o momento).