Alunos de escolas da Rede Municipal visitam estúdios de emissoras de rádio e TV de Linhares

Os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEF’s Caboclo Bernardo e Jerônimo Monteiro, localizadas nos bairros Planalto e Novo Horizonte, visitaram emissoras de rádios e TV’s de Linhares, durante esta semana. Acompanhados dos profissionais Angelita Oliveira, Geísa Galvão, Jandaíra Bacelar, Hyris Bermudes, Andréia Bissoli, Eliana Perini Monte e os monitores Yago e Ritiele, as visitas tiveram como tema: os "Meios de Comunicação" e uma "Viagem na Leitura".

As sedes da TV Gazeta Norte, Rádio Litoral e Gazeta AM receberam os estudantes da EMEF Caboclo Bernardo; já as dependências da TV Sim, Sim FM, Transamérica e Cultura AM foram tomadas pelas crianças da escola do bairro Novo Horizonte. Os alunos foram recebidos por jornalistas, radialistas, técnicos e demais funcionários, que além de depoimentos sobre o trabalho desempenhado e funcionamento dos veículos, responderam perguntas e duvidas curiosas dos alunos.

Segundo a Geísa Galvão da EMEF Caboclo Bernardo, escola responsável pelo projeto Meios de Comunicação, apresentou a importância da comunicação responsável, mostrando às crianças que as emissoras têm papel importante na sociedade e o cidadão pode contribuir de maneira positiva com as pautas veiculadas. "É importante destacar que algumas crianças, em seu senso de aventura e curiosidade naturais, às vezes praticam o chamado trote. Neste sentido, apenas pedir que não façam não adianta, é preciso conhecer de perto a função social da comunicação para então respeitar o trabalho dos profissionais evitando o atraso no processamento das informações verídicas", destacou.

O projeto da EMEF Jerônimo Monteiro Viajando na Leitura passeou pelo universo literário, com a proposta de estimular o hábito de ler e apresentando a inúmeras formas que um texto e o seu conteúdo tomam, dentro da comunicação. "Os alunos conheceram a importância dos meios de comunicação, viram na prática como é importante uma boa leitura para o profissional atuar nessa área. Em sala de aula, nós trabalhamos com leitura de jornal, histórias em quadrinhos, literaturas infantis, entre outras", frisou a professora Andréia Bissoli.