Biblioteca Pública lança campanha para recuperar mais de 2 mil livros não devolvidos

A Biblioteca Pública Municipal de Linhares enfrenta um sério problema com usuários que deixam de devolver livros retirados por meio de empréstimo. Somente neste ano, são 775 exemplares não devolvidos e de acordo com levantamento, de 2012 a 2018 são 2.327 exemplares que não retornaram às prateleiras do local, que é ponto de estudo e pesquisa de crianças, jovens e adultos de todas as classes sociais. Ao todo são romances, literatura juvenil, infantil, dentre outros que desfalcam o acervo que é de cerca de 30 mil exemplares.

A não devolução, segundo o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Ivan Salvado Filho, deixa uma lacuna social que pode ser remediada com a devolução em qualquer tempo e sem nenhum tipo de penalidade, apenas devolver. "Nós estamos fazendo um apelo para quem está com livros emprestados, para que devolvam e oportunize outras pessoas também se beneficiar com a leitura. É um numero muito grande de livros fora da biblioteca e que estão fazendo falta. Temos casos de livros emprestados em 2015 e ainda não foram devolvidos até hoje. Para devolver, a pessoa não precisa pagar nada, apenas vir até o local entregar", reforçou.

O empréstimo é muito simples de fazer, basta requisitar uma carteirinha, levando um documento pessoal e um comprovante de residência. O documento é gratuito e disponível para usuários de todas as idades, que ao retirar o livro, compromete-se com a devolução em 10 dias, levando para casa sua fonte de pesquisa ou leitura habitual.

A Biblioteca Pública Municipal Antônio Azevedo Lima, completou 51 anos de história em junho e está localizada na Praça 22 de Agosto, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 22 horas. Seu acervo é de 30 mil exemplares, sendo 16 mil informatizados; 26.520 usuários inscritos; e média de 1.200 atendimentos mês.