Projeto interdisciplinar de escola do Interlagos estuda a importância das plantas na alimentação

Numa atividade de pesquisa e mãos na massa, literalmente, cerca de 50 alunos, entre 8 e 10 anos de idade, do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Maria Aparecida Lavagnoli, localizada no bairro Interlagos, aprenderam sobre a importância das plantas na alimentação. O projeto foi desenvolvido numa ação interdisciplinar, sob a orientação das professoras Sirléia da Silva Oliveira Barreto e Rubiana Costa da Silva. As atividades envolveram o estudo em sala de aulas, pesquisas e produção de receitas, compartilhadas num momento especial, com apresentações e a participação de familiares, equipe escolar e demais alunos da instituição.

As atividades abrangeram diversas áreas de conhecimento como a matemática, língua portuguesa, artes, ciências da natureza, dentre outros. A metodologia aplicada passeou o universo da pesquisa literária, por meio da internet e conhecimento empírico. "Após os estudos sobre as funções das partes das plantas, os alunos vivenciaram situações concretas de como elas estão presentes no nosso dia a dia, podendo identificar, por exemplo, que o alho e a cebola, que por ficarem embaixo do solo, pensava-se que seriam raízes, mas na verdade são caules. Depois executamos as receitas, realizamos apresentação oral, produção de cartazes, roda de conversa, finalizando na exposição com a participação dos demais alunos, familiares e equipe da escola", explicou a diretora Rosiene Firme Almeida.

Durante a execução do projeto, familiares auxiliaram e viabilizaram materiais necessários para a produção dos alimentos para a exposição na feira, além é claro, de participarem e prestigiarem a atividade. "Esse projeto é importante também na interação entre escola e comunidade. A participação familiar no meio educacional é uma ação de grande importância para o processo de aprendizagem dos estudantes e permite um convívio social saudável", finalizou a diretora.