Hospital HGL realiza captação de órgãos pela primeira vez

O Hospital Geral de Linhares (HGL) realizou neste sábado (31) a captação de órgãos de um homem de 57 anos, vítima de AVC hemorrágico. Fígado e rins foram retirados por uma equipe do Hospital Quinta D’Or, do Rio de Janeiro, e as córneas por médicos do Hospital Evangélico de Vila Velha.

É a primeira vez que é feita uma captação de órgãos na unidade. A equipe multidisciplinar do HGL, sob o comando do diretor clínico Franck Menelli, se empenhou ao máximo para que a família concordasse com a doação de órgãos, que foi feita após a constatação da morte encefálica por meio de um exame chamado doppler transcraniano.

"Há de se enaltecer o ato de grandeza e solidariedade da família, pois o óbito do paciente foi confirmado no dia mundial dedicado à doação de órgãos. Embora em momento de dor, eles colaboraram com todo o processo que possibilitou a doação", destacou Eduardo Portilho, diretor-geral do HGL.

Portilho elogiou a atuação dos profissionais do hospital. "Todos empenharam-se ao máximo com a certeza de ter colaborado para salvar muitas vidas. Reitero meu respeito e consideração pelo gesto de grandeza dos familiares desse doador", frisou.